Buscar no Cruzeiro

Buscar

Selo postal comemora os 80 anos do Mercado Municipal de Sorocaba

08 de Outubro de 2018 às 23:58

Selo postal comemora os 80 anos do Mercado Municipal de Sorocaba Mercado foi inaugurado em 12 de outubro de 1938. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (23/8/2018)

Em comemoração aos 80 anos do Mercado Municipal será lançado, quarta-feira (10), um selo postal alusivo ao Mercado, patrimônio histórico, cultural e imaterial de Sorocaba. Na ocasião os Correios também lançarão o carimbo postal com o mesmo tema que será usado na agência do Centro durante 30 dias. O evento acontece às 9h e contará com a presença de diversas autoridades.

Presidente da Associação dos Mercadores de Sorocaba, Eduardo Oliveira Cortez, conta que a data também será marcada pelo sorteio de 80 prêmios que vão de eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas, fritadeiras e panelas elétricas, até vale-compras de R$ 100. Cada R$ 15 em compras no Mercado vale um cupom. Os sorteios acontecerão nos meses de novembro e dezembro. O aniversário do Mercado Municipal é comemorado no dia 12 de outubro.

Patrimônio imaterial

O Mercado Municipal foi decretado patrimônio cultural imaterial de Sorocaba por meio de uma lei publicada no Jornal do Município do dia 2 de outubro. Cortez lembra que o prédio já é tombado como patrimônio histórico da cidade desde o final da década de 80. Inaugurado em 1938 o Mercado apresenta arquitetura no estilo francês art-déco e o prédio é hoje um dos cartões postais de Sorocaba.

Diariamente o espaço recebe aproximadamente 20 mil clientes. Cortez afirma que grande parte do público consumidor é formado por pessoas de mais idade e o interesse da associação, agora, é atrair também um público mais jovem. Atualmente são 45 permissionários e 52 boxes.

O Mercado Municipal fica na rua Francisco Scarpa, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados o funcionamento é das 7h às 14h. (Da Redação)