Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segunda-feira não terá vacinação da gripe em Sorocaba

18 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Segunda-feira não terá vacinação da gripe em Sorocaba O CEI-13, no bairro Brigadeiro Tobias, estava fechado já no início da tarde desta sexta-feira (17) porque as doses acabaram. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/4/2020)

Por falta de doses da vacina contra a gripe, a Prefeitura de Sorocaba informa que a campanha nacional de vacinação não irá ocorrer na cidade na próxima segunda-feira (20). O município aguarda reposição de doses que será feita pelo Estado. A situação ocorre pois Sorocaba aplicou todas as doses de que dispunha nesta sexta-feira (17). De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, há a previsão de que novas doses cheguem à cidade na próxima semana e a vacinação nos 33 locais possa ser retomada.

Na tarde de ontem, em vários dos 13 locais de vacinação, as doses restantes acabaram no final da manhã. O Centro de Educação Infantil (CEI-13), no bairro Brigadeiro Tobias, estava fechado já no início da tarde porque as doses acabaram. Porém, os locais de imunização deveriam ter doses até as 16h. O total de doses disponíveis era de 3.462 na sexta, segundo a SES.

Sorocaba superou a meta de vacinação em idosos. Até o momento, 101,19% (66.691) dos idosos e 81,33% (14.226) dos profissionais da saúde foram imunizados na cidade. Um total de 1.189 membros das forças de segurança e salvamento receberam a aplicação da vacina.

Em relação aos portadores de doenças crônicas, 402 já foram vacinados, o que representa 1,17%. Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, já foram aplicadas 81.322 doses no município, de acordo com dados da cobertura vacinal do dia 16 de abril.

Nesta segunda etapa de vacinação contra a gripe, além dos idosos, profissionais da área de saúde e membros das forças de segurança e salvamento, também poderão se vacinar portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mediante a comprovação); funcionários do sistema prisional; caminhoneiros, motoristas de transporte público e portuários fazem parte do público-alvo.

Na terceira e última etapa da vacinação, que começa no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Segundo a SES, a meta da vacinação é de 90% do público-alvo de 206.602 munícipes; ou seja, 185.942 pessoas que pertencem aos grupos indicados da campanha devem ser vacinadas.

Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. (Ana Cláudia Martins)