Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretário da Saúde de Sorocaba é criticado por ser ‘mal-educado’

13 de Abril de 2021 às 01:03

Secretário da Saúde de Sorocaba é criticado por ser ‘mal-educado’ Vinícius Rodrigues. Crédito da foto: Pedro Henrique Negrão (11/2/2021)

Uma reunião extraordinária do Conselho Municipal da Saúde (CMS), realizada na quarta-feira (7), tem repercutido em redes sociais e entre entidades da cidade. O motivo seria a conduta do secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, que é presidente do Conselho. Ele teria tido comportamento inadequado contra ao menos uma pessoa, que é membro da entidade desde 1989.

A situação teria ocorrido contra a advogada Lucila Magno, de 78 anos, que além de titular do Conselho Municipal da Saúde também é fundadora do Grupo de Educação e Prevenção a Aids em Sorocaba (Gepaso).

Conforme ela, os problemas começaram com a divulgação de informações relacionadas à taxa de mortalidade infantil de Sorocaba, que estaria muito abaixo do registrado em momentos anteriores.

Ao longo do encontro virtual, ele teria usado, conforme ela, expressões do tipo “você só enche meu saco” e “estou de saco cheio de você”. Em alguns momentos, ele ainda teria desligado o microfone da conselheira e ainda teria dito que ela não sabe atuar na entidade. O secretário não teria se retratado até esta segunda-feira (12).

“Foi completamente inapropriado pelo cargo que ele ocupa. O patrão dele é o povo”, afirma Lucila. Ela ainda diz que o médico tentou usar o cargo para intimidação. “Foi lamentável, e eu estou decepcionada. Gostaria que isso não acontecesse mais. Eu levei um susto. Tenho 78 anos de idade e poderia falar para ele me respeitar pelos meus cabelos brancos, mas não fiz assim”, afirma.

A advogada ainda disse que uma carta deve ser enviada para o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) relatando a situação. O documento deve ser protocolado nesta terça-feira (13).

A Secretaria da Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba recebeu os seguintes questionamentos da reportagem: O Executivo tem conhecimento da questão? Como avalia a postura do senhor secretário? O senhor secretário reconhece a situação? O senhor secretário tem a intenção de se retratar ou pedir desculpas?

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que “tomou ciência e aguarda o secretário da Saúde retornar do período de recuperação de uma cirurgia breve que realizou para que possa esclarecer o ocorrido”. (Da Redação)