Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria libera 19,6 mi para programas sociais

20 de Fevereiro de 2019 às 05:16

Secretaria libera 19,6 mi para programas sociais Secretária Célia Parnes. Crédito da foto: Divulgação

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, assinou no início da semana um repasse de R$ 19,625 milhões para 136 municípios das regiões administrativas de Bauru, Itapeva, Marília e Sorocaba. As verbas para programas sociais nos municípios, os desafios da área no Estado e o Selo Amigo do Idoso foram alguns dos temas abordados pela secretária em entrevista concedida na manhã de ontem, por telefone, para a rádio Cruzeiro FM 92,3.

[irp posts="73376" ]

 

De acordo com Célia, os quase R$ 20 milhões em recursos serão destinados para atendimentos diversos, como atenção domiciliar, benefícios destinados ao idoso acima de 65 anos e pessoas com deficiência, serviços oferecidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), assistência para pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social. “Eles (recursos) são destinados a todos os serviços de proteção básica e proteção especial”, explica.

Durante a conversa foi abordada a preocupação de ouvintes com a questão das pessoas em situação de rua no município. A secretária observou que cada ser humano tem sua particularidade, mas que muitos são migrantes que não conseguem colocação no mercado de trabalho e também pessoas com questões de saúde mental. O problema seria mais prevalecente nos municípios maiores, que atraem mais pessoas. Ela observa que há serviços de acolhimento como o Centro Pop e que cabe ao próprio município fazer alocação dos recursos disponibilizados pelo Estado.

A secretária falou ainda sobre Selo do Município Amigo do Idoso, criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas e que certificam os municípios paulistas, de acordo com boas práticas de políticas públicas voltadas às pessoas idosas. Ao todo, 641 municípios já assinaram o termo de adesão do programa. “O selo tem o objetivo de estimular o município, as entidades e a própria sociedade civil a implantar toda a estrutura para a facilitar a questão do envelhecimento ativo e saudável”, diz.

Cidades beneficiadas

De acordo com publicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, as transferências foram feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social (Feas) para os Fundos Municipais. Os municípios aplicarão o recurso liberado em uma rede de proteção que reúne 1.740 serviços socioassistenciais de acolhimento a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, em 1.075 equipamentos públicos e privados.

Na Região Administrativa de Sorocaba, os municípios beneficiados com a verba serão: Águas de Santa Bárbara, Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Botucatu, Cerqueira César, Conchas, Iaras, Itatinga, Laranjal Paulista, Manduri, Pardinho, Pereiras, Porangaba, São Manuel e Torre de Pedra. (Da Redação)