Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria investigará corte de árvore em avenida do Campolim

25 de Abril de 2020 às 00:01

Secretaria investigará corte de árvore em avenida do Campolim A árvore retirada estava na avenida Domingos Júlio, no Campolim, em frente à pista de caminhada. Crédito da foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) vai investigar se o corte de uma árvore feito ontem, na avenida Domingos Júlio, no Campolim, em frente à pista de caminhada, foi feito sem autorização e, se confirmada a ilegalidade, o responsável poderá responder por crime ambiental.

A denúncia de poda ou supressão de árvore situada na calçada da via foi realizada por um leitor, que fez registro fotográfico e encaminhou ao jornal Cruzeiro do Sul.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que vai apurar a existência de autorização prévia, e que se o responsável não tiver, além de ter de responder por crime ambiental, será autuado pela municipalidade.

Segundo o órgão municipal, corte e poda de árvore precisam de autorização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, conforme a lei nº 4.812, de 12 de maio de 1995, que disciplina a proteção, o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo e dá outras providências.

Ainda conforme esta lei, a intervenção em exemplares arbóreos só é permitida aos munícipes desde que obtenham autorização prévia e que também arquem com os custos do procedimento.

Segundo a administração municipal, em razão da pandemia da Covid-19, como as unidades da Casa do Cidadão, o Paço Municipal e a Secretaria não estão realizando atendimento ao público, a orientação é que o cidadão faça o pedido pelo e-mail [email protected]. É necessário envio dos seguintes documentos: Carnê do IPTU, RG, Conta de luz e, se possível, foto da árvore. Também deve ser enviado o requerimento disponível no site da Sema, devidamente preenchido, para que possa ser avaliada a solicitação. Dúvidas podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (15) 3219-2280, 3219-2299 ou 99175-0927. (Da Redação)