Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria de Saúde afirma que Samu terá nova base operacional

07 de Fevereiro de 2019 às 09:53

samu Hoje, a unidade do Samu está localizada na UPH da zona norte - Foto: Erick Pinheiro

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) afirmou nesta quarta-feira (6) que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deverá ter nova base operacional nos próximos 60 dias. O novo local que está sendo analisado, ainda segundo a SES, está localizado na região central da cidade. Atualmente, a base fica na avenida Ipanema, no subsolo da Unidade Pré-Hospitalar da zona norte (UPH Norte), que passou a ter gestão compartilhada na terça-feira (5).

Conforme a pasta, o novo local atenderá as questões de logística e mobilidade para atendimento na zona norte. “Todos os imóveis que forem analisados atenderão a normativa do Ministério da Saúde, considerando as ocorrências na zona norte. Foi realizada uma projeção com relação a via de acesso de todas as localizações de Sorocaba, considerando local de maior volume”, argumenta.

[irp posts="73508" ]

 

Existe uma expectativa, dentro do próprio Samu, de que o local seja na avenida Afonso Vergueiro, nas proximidades do bairro Santa Terezinha. “Se for para onde estão cogitando, será ótimo, mais centralizado”, comentou um dos funcionários do serviço. Entretanto, caso a mudança se confirme, o serviço ficará um pouco mais distante das vias mais violentas de Sorocaba, Ipanema e Itavuvu, na zona norte, região que concentra o maior número de acidentes de trânsito. Vale ressaltar que a região conta desde o ano passado com uma base do Corpo de Bombeiros.

Hoje, além da base operacional, no subsolo da UPH Norte, onde ficam todas as ambulâncias, há também a central de Regulação do Samu 192, no bairro Éden.

Polêmica do São Guilherme

A Secretaria de Saúde argumentou que não haverá mudança da base operacional para uma unidade de saúde no bairro São Guilherme. Conforme a pasta, por enquanto a base operacional se manterá na UPH Norte, porém a parte de esterilização de materiais e lavagem das ambulâncias, encontram-se na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Guilherme.

Galeria

Confira a galeria de fotos