Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria da Saúde cria comissão de revisão de óbitos

14 de Julho de 2020 às 23:01

SES cria comissão de revisão de óbitos Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/5/2020)

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) criou uma comissão de revisão de óbitos para o Hospital de Campanha Municipal Douglas Barbosa de Medeiros, que atende pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19. A portaria que oficializa a criação foi publicada nesta terça-feira (14) no Jornal do Município.

A unidade recebeu o primeiro paciente em 22 de maio e, atualmente, tem capacidade para 40 internações em enfermaria e três em estabilização. A primeira morte no local ocorreu na última sexta-feira (10). De acordo com a portaria, compete à comissão avaliar todos os óbitos ocorridos na unidade, devendo, quando necessário, analisar laudos de necrópsias realizados no serviço de verificação de óbitos ou no Instituto Médico Legal. A equipe técnica terá dois médicos, um enfermeiro e um fisioterapeuta.

O diretor-técnico da Santa Casa e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, Fernando Brum, afirma que a criação do comitê atende à Resolução 2.171/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM), tendo por função proteger a instituição analisando possíveis irregularidades cometidas pelos profissionais de saúde. “Se tem algum paciente internado, é preciso ter essa comissão, senão as pessoas morrem e ninguém vai ficar sabendo do que foi”, opina Brum.

O CFM preconiza que, caso algum óbito analisado pela comissão de revisão necessite de esclarecimentos em relação às condutas médicas adotadas, a análise será de competência do diretor-técnico da instituição. Se necessário, a demanda passa à Comissão de Ética Médica da instituição. (Wesley Gonsalves)