Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria da Educação de Sorocaba recebe inscrições para etapa de pré-escola

12 de Outubro de 2020 às 21:43

Secretaria da Educação de Sorocaba recebe inscrições para pré-escola em 2021 Período de inscrições termina em 11 de novembro para crianças que estão fora da rede pública. Crédito da foto: Emídio Marques/Arquivo JCS

A Secretaria da Educação de Sorocaba está recebendo inscrições para matrículas e transferências nas unidades escolares que atendem a etapa de pré-escola. As vagas são para o ano letivo de 2021.

Segundo a pasta, são oferecidas vagas de Pré I (crianças nascidas entre abril de 2016 a março de 2017) e Pré II (crianças nascidas entre abril de 2015 a março de 2016). O prazo para as inscrições de crianças que estão fora da rede pública termina em 11 de novembro.

O atendimento é feito de forma presencial e on-line. Os dias e horários para a realização da inscrição presencial serão estipulados individualmente pelas unidades escolares, que divulgarão em local visível ao público. A inscrição on-line é realizada pelo site da Sedu no link: http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/preescola/pre-escola/.

Ainda de acordo com a pasta, são disponibilizados formulários próprios, que pais ou responsáveis devem preencher e anexar documentos com cópia e originais solicitados, como certidão de nascimento da criança; documento pessoal com foto dos pais ou responsáveis legais; comprovante de residência no município de Sorocaba, atualizado no máximo noventa dias.

A secretaria afirma que os pais ou responsáveis devem efetuar a inscrição presencial apenas em uma instituição educacional de interesse, onde receberão um comprovante. Aqueles que fizerem a inscrição on-line vão receber o comprovante por e-mail.

A pasta vai informar às instituições educacionais a relação de alunos contemplados para efetivação da matrícula. A divulgação de alunos contemplados também estará disponível no dia 4 de dezembro, a partir das 17h no site da secretaria.

Matrículas

Os pais ou responsáveis legais deverão efetuar a matrícula na instituição educacional onde teve a vaga garantida entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2020. No ato da matrícula, deverá ser preenchido um formulário específico, constando dados e informações pessoais que serão entregues com cópias, acompanhadas de documentos originais.

Entre os documentos solicitados, estão: certidão de nascimento da criança; comprovante residencial atualizado, em nome dos pais e/ou responsáveis legais; carteira de Vacinação atualizada; documento oficial com foto dos pais ou responsáveis legais; comprovante judicial de guarda se for o caso; cartão do SUS da criança; comprovante de cadastro no Programa Bolsa Família (se participante); declaração de escolaridade da instituição educacional de origem, quando de outro município, estado ou país e foto 3×4.

Transferências

A secretaria explica que a solicitação de transferência para o Pré I ou Pré II deve ser realizada na unidade escolar de origem. Os pais receberão formulário próprio, preenchido pela instituição de ensino, que deverá ser levada à unidade de interesse dos pais ou responsáveis legais, entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Caso a instituição possua a vaga para atender, poderá disponibilizá-la de imediato. Caso não seja possível a transferência nesse momento, os pais deverão retornar na unidade de desejo no início do ano letivo de 2021 para refazer a solicitação de transferência.

A secretaria informa que quem não realizar a inscrição para matrícula ou transferência poderá fazê-la na instituição mais próxima de sua residência a partir de fevereiro de 2021. Em caso de dúvida, está disponível à população o e-mail [email protected]. (Da Redação, com informações da Secretaria da Educação de Sorocaba)