Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sebrae realiza ação para empreendedores da Região Metropolitana

02 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

O empreendedor participará de encontros online com especialistas, além de receber uma mentoria individual. Crédito da foto: Pixabay

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) anunciou na quinta-feira (30) uma ação gratuita para ajudar os empreendedores de 22 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O objetivo da ação é ajudar o empreendedor a enfrentar a crise provocada nos pequenos negócios por conta da pandemia do novo coronavírus.

Conforme o Sebrae-SP, a capacitação será realizada online e é chamada “Enfrente”, e será disponibilizada para as seguintes cidades da RMS: Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê, e Votorantim.

A capacitação será lançada na terça-feira (5) para micro e pequenos empresários de Itu. Os outros 21 municípios terão lançamentos em sequência.

Os temas do novo programa criado pelo Sebrae-SP para ajudar os empreendedores a enfrentar a crise do coronavírus são cinco: inovação nas vendas, proteção do caixa, negociação, crédito e seus direitos no momento.

A ação “Enfrente” é composta por capacitações online e mentorias individuais, e está com inscrições gratuitas abertas. Os interessados poderão se inscrever no site https://bit.ly/ProgramaEnfrenteSorocaba.

De acordo com o gerente do escritório Regional do Sebrae em Sorocaba, Alexandre Martins, a ação foi formatada exclusivamente para a situação atual. “O empreendedor vai participar de encontros online com especialistas e poderá trocar experiências com outros participantes, além de receber uma mentoria individual”, diz.

Ainda segundo o gerente, cada tema que compõe o programa tem duas horas de duração, além do tempo de mentorias individuais.

Nas datas de lançamento, a equipe multidisciplinar de consultores e analistas do Sebrae-SP, na região de Sorocaba, vão realizar palestras de apresentação para cada cidade e instruir as micro e pequenas empresas com práticas de gestão para este momento de crise.

No lançamento será informado o link do ambiente de sala de aula. Ao todo serão cinco dias de capacitação, um para cada tema.

As datas dos lançamentos nas outras cidades são: Itapetininga e Sorocaba (6), Piedade (7), São Roque (11), Tatuí (12), Cerquilho (13), Sorocaba (14), Tietê (18), Porto Feliz (19), Mairinque (20), Boituva (25), Salto (27).

Nos demais municípios os eventos serão em junho: Salto de Pirapora (8), Angatuba (9), São Miguel Arcanjo (10), Iperó (15), Capela do Alto (16), Ibiúna (17), Pilar do Sul (22), Araçoiaba da Serra (23), Votorantim (24) e Araçariguama (25).

Salão de cabeleireira fechado

Leni de Jesus Amaro há 20 anos trabalha como cabeleireira em seu próprio salão, no bairro Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba. Desde que foi obrigada a fechar o salão, ela pensa em maneiras de como continuar atendendo seus clientes.

Leni conta que está difícil pagar as contas da casa, como água e luz, sem a renda mensal que tirava todo mês com o salão. “Nós precisamos voltar a atender os clientes e podemos tomar uma série de medidas, porque sabemos do problema do coronavírus, mas tenho que trabalhar para sustentar a minha família”, aponta.

“Eu estava atendendo somente com hora marcada e novamente fomos impedidos de trabalhar e tivemos que fechar as portas”, diz. (Ana Cláudia Martins)