Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde terá gestão compartilhada na terça

02 de Fevereiro de 2019 às 09:42
Ana Claudia Martins [email protected]

 

Prédio da zona norte recebeu nova pintura e a reforma ainda deverá continuar para o início do trabalho da nova gestão. crédito da foto: Fábio Rogério

Com o início da gestão compartilhada marcado para a próxima terça-feira (5) nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) das zonas norte e oeste, a OS Instituto Diretrizes, responsável pela administração de ambas, continua os trabalhos de reforma. No início da tarde de quinta-feira (31), trabalhadores realizavam serviços de limpeza nas paredes externas da UPH Norte -- localizada entre as avenidas Ipanema e Itavuvu --, que também recebeu nova pintura na cor verde. Dentro, as paredes foram pintadas na mesma cor e os mobiliários que estavam quebrados foram reformados. Já na UPH Oeste os trabalhos ainda estavam na fase inicial. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a partir de terça, as duas unidades terão o atendimento médico adulto e infantil, além do odontológico de urgência.

De acordo com o Instituto Diretrizes, a pintura das paredes da UPH Norte objetivou melhorar a estética e dar claridade ao local. “Lâmpadas de led serão colocadas dentro e fora da estrutura predial, o refeitório será reformado, paredes terão imagens lúdicas envelopadas, além da implantação de um serviço humanizado que integra sistema de chamada e identificação de pacientes com pulseiras e TVs pela unidade. Já na UPH Zona Oeste -- situada na avenida General Carneiro --, será feita a divisão de entrada de pacientes adulto e infantil, pintura, e envelopamento de paredes”, diz. Além disso, as duas unidades terão porteiros 24 horas. O custo anual da Prefeitura com a gestão compartilhada das duas UPHs é estimado em R$ 63.219.852,00. Segundo a Prefeitura, a conclusão dos trabalhos será dia 12 deste mês.

Contratações efetivadas

O Cruzeiro do Sul questionou a diretoria do Instituto Diretrizes, mas a OS pediu que as perguntas fossem redirecionadas à Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) da Prefeitura. Pelas informações divulgadas na assinatura do contrato o Instituto Diretrizes deverá ter na UPH Norte 159 profissionais contratados, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, pessoal administrativo, coordenador e diretor-geral técnico. Já a UPH Oeste terá 148 contratados para exercerem as mesmas áreas multiprofissionais. Em nota, a Prefeitura afirma que já foram feitas as contratações necessárias e que todas foram finalizadas ontem.

Segundo a Prefeitura, com a gestão compartilhada a UPH Norte oferecerá no mínimo 66 mil atendimentos pediátricos e 156 mil adultos por ano. E a UPH Oeste, pelo menos 78 mil atendimentos pediátricos e 144 mil adultos por ano.

Horário das UBSs

Segundo a Secretaria de Saúde (SES), faz parte do plano de governo Crespo a ampliação gradativa do horário de funcionamento das 32 UBSs da cidade. Até ontem, 18 das 32 existentes, funcionam até 19h. A ampliação mais recente foi da unidade do Cerrado. Todas as unidades da cidade abrem às 7h. De acordo com a pasta, a ampliação do horário das UBSs começou dia 1º de fevereiro de 2017, com as unidades da Vila Haro, Júlio de Mesquita Filho e Vila Fiori.

 

Médicos e demais servidores vão para as unidades básicas

Com o início da gestão compartilhada nas UPHs Norte e Oeste, 131 funcionários concursados que atuam nas duas unidades serão remanejados para as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Segundo a Prefeitura, os servidores dessas duas unidades permanecem nos locais de trabalho até segunda-feira (4), e na terça (5) serão direcionados para as UBSs selecionadas para conhecimento da unidade, território de abrangência, equipes, rotinas, entre outros. “Nos dias 6 e 8 de fevereiro, está prevista uma integração de todos esses servidores e demais setores da Secretaria de Saúde (SES). Após essa primeira semana de integração, está previsto o início efetivo desses servidores nos atendimentos nas UBSs”, diz. A previsão é que os servidores remanejados comecem a trabalhar nas UBSs na segunda-feira (11). O Sindicato dos Médicos de Sorocaba e região criticou o remanejamento dos funcionários concursados das UPHs para as UBSs.

Segundo a entidade, há servidores que trabalham há quase 20 anos, por exemplo, em horário noturno e outros que exercem a função de médico plantonista. A entidade destaca que há vários problemas de incompatibilidade de jornadas, além do fato do funcionamento de uma UPH ser diferente de uma UBS.

A Prefeitura, no entanto, disse que foi publicada no Jornal do Município, no dia 23 do mês passado, instrução normativa sobre a acomodação dos servidores das UPHs Norte e Oeste, definindo critérios e prazos, além de preenchimento de formulário para escolha dos locais de trabalho. “A publicação do resultado desse processo ocorreu ontem, também no Jornal do Município, dando ciência das suas respectivas lotações”, diz.

De acordo com a SES, dentre as vagas que foram disponibilizadas e publicadas no Jornal do Município, os profissionais das diversas categorias elencaram em formulário, por ordem de acordo com o seu desejo, as UBSs que têm intenção de trabalhar. “O déficit de recursos humanos nas UBSs, decorrente de exonerações, aposentadorias, afastamentos sem reposição desde 2013, dificultou e agravou o acesso dos usuários aos serviços básicos de saúde, aumentando o tempo de agendamento para consultas médicas e outros. O remanejamento de profissionais das diversas categorias para as UBSs suprirá esse déficit, ampliando a oferta de vagas na rede básica e otimizando o tempo de espera para os agendamentos”, alega a SES.