Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde já imunizou 98% dos profissionais da linha de frente

30 de Janeiro de 2021 às 01:51

Crédito da foto: Fernando Rezende (21/1/2021)

A Secretaria da Saúde (SES) vacinou um total de 16.152 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do

combate à Covid-19. Isso já representa 98% do total de doses recebidas, que logo chegarão a 100%.

Sorocaba, até o momento, recebeu 16.410 doses do Estado, sendo 9.280 da Coronavac e 7.130 da AstraZeneca. Todas as aplicações ocorreram nos locais de trabalho desses profissionais.

Com os dois lotes, foram vacinados os funcionários dos hospitais públicos e privados; das UBSs e Unidades de Urgência e Emergência; do transporte hospitalar e dos laboratórios que colhem exames da Covid-19.

Na próxima fase, logo que o Estado enviar a Sorocaba novas doses, será iniciada a vacinação dos demais trabalhadores da saúde até que se completem os 23 mil profissionais da área, aproximadamente.

‘Fura-fila’ da vacina

Levantamento realizado pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) mostrou que, até a última terçafeira (26), mais de 100 reclamações sobre casos de “fura-fila” na aplicação de vacinação contra a Covid-19 no Estado.

Os relatos vêm sendo analisados e encaminhados às respectivas Promotorias de Justiça, visando à responsabilização dos infratores.

Ao impedir a proteção dos grupos mais vulneráveis da sociedade, a conduta é prejudicial à saúde pública e pode configurar ilícito penal e ato de improbidade administrativa.

Eventuais denúncias sobre “fura-fila” no Estado de São Paulo podem ser apresentadas por meio do Atendimento ao Cidadão e da Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo.

Alívio

Vários comerciantes estiveram na Prefeitura de Sorocaba, ontem, para agradecer pela reclassificação de fase da

cidade.

O comerciante Antonio Magri, que disse ter várias loja no Centro de Sorocaba, foi um deles. Ele considerou a

medida como um grande alívio para o comércio.

“Estamos voltando com responsabilidade e os comerciantes de Sorocaba estão muitos felizes com o empenho do poder público na reclassificação”, comenta. Segundo ele, caso a situação não ocorresse, o número de demissões na cidade certamente iria aumentar.

Visita

O prefeito de Araçoaiba da Serra, José Carlos de Quevedo Junior (PSD) recebeu em seu gabinete, na quinta-feira (28), a visita de Simone Marquetto (MDB), prefeita de Itapetininga e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Na ocasião, a presidente reiterou o compromisso com o fortalecimento regional, em especial quanto às demandas do

município. Quevedo, por sua vez, defendeu uma melhor integração entre as cidades.

Emenda para o Gpaci

A Secretaria da Saúde firmará convênio com o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) para

realizar a transferência de recurso proveniente da emenda impositiva Federal do Exercício de 2020, de R$ 1 milhão.

O valor será usado para a execução de tratamento médico hospitalar, por meio de quimioterapia em crianças e

adolescentes, sem a realização de chamamento público dada a sua inexigibilidade. A autorização legal para a celebração do ajuste tem respaldo em lei federal.