Buscar no Cruzeiro

Buscar

UBSs de Sorocaba realizam atividades do Novembro Azul

11 de Novembro de 2020 às 00:01

Saúde do homem tem atividades nas UBSs Ação nas UBSs é para alertar sobre câncer de próstata e outras doenças. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/3/2019)

A Secretaria Municipal de Saúde (SES), divulgou na terça-feira (10) a programação da campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As atividades acontecerão durante o mês através dos servidores e parceiros voluntários.

A programação é essencial para sensibilizar a conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. A intenção é que essa promoção da saúde não aconteça apenas em campanhas, mas que ocorra de forma constante e se torne costume da população masculina.

O médico oncologista e gestor técnico da SES, Lúcio Neves, ressalta que homens a partir de 40 anos de idade com histórico familiar da doença devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde ou no Ônibus Azul. Pacientes sem sintomas e sem casos na família, devem procurar a assistência urológica a partir dos 50 anos de idade. Homens com sintomas urológicas devem procurar unidades de saúde o mais breve possível, independente da idade. “Se for realizar investigação para diagnóstico precoce de câncer de próstata, é de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA, Antígeno Prostático Específico. Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá mais informações para a indicação da biópsia de próstata”, ressalta o oncologista. “Para prevenir a doença, o homem deve praticar exercícios físicos e manter hábitos alimentares saudáveis”. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)