Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque registra primeira morte suspeita do novo coronavírus

24 de Março de 2020 às 13:52

Paciente passava por atendimento na Santa Casa de São Roque. Crédito da foto: Adival B. Pinto (28/10/2015)

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque recebeu na manhã desta terça-feira (24) a primeira notificação de óbito de morador de São Roque com suspeita de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a Prefeitura de São Roque, a morte do homem, de 71 anos, ocorreu nesta terça, na Santa Casa da cidade. "Nesta madrugada, um homem de 71 anos deu entrada na emergência do hospital, às 0h10, trazido pelo Resgate 192 com queixa de fortes dores na coluna. O paciente possuía várias comorbidades, inclusive histórico de cirurgia cardíaca. Na admissão, o paciente não apresentava dificuldades respiratórias e febre. Estava com o nível de consciência normal”, informa.

O paciente foi examinado pelo plantonista, sendo realizado exames laboratoriais  de raio-x, ficando em observação no hospital. Contudo, às 6h, o paciente apresentou um quadro repentino de dificuldade respiratória e rebaixamento do nível de consciência evoluindo rapidamente para um quadro de insuficiência respiratória. Foram realizadas todas as manobras de reanimação cardíaca e pulmonar, porém, sem sucesso.

Tendo em vista a mudança repentina do quadro de saúde com piora da função respiratória, a Santa Casa notificou o Serviço de Vigilância Epidemiológica e enviou o material coletado para análise do Instituto Adolfo Lutz, seguindo os protocolos instituídos para esta pandemia.

“O caso é considerado suspeito de Covid-19 até o resultado do exame ser liberado pelo Instituto Adolfo Lutz. Mesmo sendo suspeito, devemos seguir os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e Secretária de Estado de Saúde”, destaca a Prefeitura de São Roque.

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque informou que já desencadeou as providências complementares e que não há motivo para pânico. A recomendação é de que as pessoas permaneçam em suas casas em isolamento social.

Assim que o Instituto Adolfo Lutz liberar o resultado ele será comunicado oficialmente pelo Departamento de Saúde da Prefeitura. “A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Saúde, lamenta o fato e solidariza-se à família”, aponta.

Outro caso

Nesta segunda-feira (23), um sitiante de São Roque, de 68 anos, que, segundo a esposa, possuía residência em São Paulo, faleceu num hospital da capital paulista. O caso não foi notificado e nem contabilizado por São Roque.