Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa tem média de internação em UTI de 15 dias

13 de Julho de 2020 às 23:21
Marcel Scinocca [email protected]

Santa Casa tem média de internação em UTI de 15 dias O médico Fernando Brum, diretor-técnico do hospital. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (3/4/2020)

A média de internação de um paciente de coronavírus em leito de UTI na Santa Casa de Misericórdia é de 15 dias. A informação faz parte de um levantamento realizado pela instituição, a pedido do jornal Cruzeiro do Sul, divulgado na sexta-feira (10). Conforme a instituição, 105 pacientes positivados para Covid-19 ficaram internados no local desde o início da pandemia.

O período de internação é mais de duas vezes maior que a ocupação por outra doença, conforme afirma o médico Fernando Brum, diretor-técnico da Santa Casa e coordenador do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Sorocaba. “Os pacientes internados em UTIs devido à Covid-19 têm um tempo de permanência médio de 15 dias, muito superior aos 4,5 dias quando em UTIs gerais (não por Covid-19), dados estes tanto nacionais quanto internacionais”, afirma o médico.

“O que faz aumentar este tempo de permanência em UTIs é a complexidade da doença, que acomete inicialmente o sistema respiratório (insuficiência respiratória aguda), evoluindo para complicações hepáticas e renais, como insuficiência renal aguda em até 50% dos casos por permanecer longo tempo sob ventilação mecânica invasiva (intubado)”, detalha Brum.

O médico observa, ainda, que pacientes de Covid-19 têm um aumento significativo no risco de desenvolver outras infecções pulmonares secundárias, bem como distúrbios hematológicos e cardíacos que podem agravar ainda mais o seu estado de saúde. “A maioria dos pacientes internados por Covid-19 são portadores de outras comorbidades (doenças crônicas). Todos estes fatos fazem com que, infelizmente, aumente muito o índice de mortalidade destes pacientes”, conclui.

Nos leitos de enfermaria, a média de permanência na Santa Casa também é de 15 dias. Ao menos 100 pacientes de novo coronavírus ficaram internados em leitos desse tipo desde o início da pandemia. Atualmente, após expansões, a Santa Casa tem 40 leitos de UTI e 10 de enfermaria pactuados para a doença.

Hospital de campanha

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) também divulgou nesta segunda-feira (13), a pedido do Cruzeiro do Sul, o número de pacientes que já utilizaram os leitos de hospital de campanha -- referência para internação clínica da rede pública municipal quando há suspeita ou confirmação de Covid-19. Conforme a pasta, até a data, 195 pessoas foram atendidas no local.

Informa a SES que a média de internação do local, no qual são atendidos casos de baixa complexidade, é de seis dias. O primeiro paciente foi atendido no local em 26 de maio, e a primeira morte ocorreu no sábado passado (11): uma jovem de 36 anos. Atualmente, o hospital de campanha tem capacidade para 40 leitos de enfermaria e três de estabilização. Existe a expectativa do número de leitos ser ampliado para 85, sendo 76 de enfermaria e nove de estabilização. (Marcel Scinocca)