Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa ativa mais cinco leitos de UTI para Covid e já estão ocupados

09 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Santa Casa ativa mais cinco leitos de UTI para Covid e já estão ocupados Na falta de leitos na Santa Casa, pacientes são transferidos para hospitais estaduais de Sorocaba ou de outras cidades. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba ativou ontem cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus, e à noite já estavam ocupados.

Segundo o médico Fernando Brum, que é diretor técnico da Santa Casa e coordenador do Comitê de Combate ao Coronavírus em Sorocaba, os leitos não foram ativados antes porque o hospital estava finalizando questões relacionadas à contratação de profissionais para atuação nos leitos de UTI e também e aos insumos necessários para o tratamento de pacientes, como sedativos e outros.

Conforme Brum, ontem os 35 leitos de UTI da Santa Casa de Sorocaba já estavam lotados, ou seja, com ocupação de 100%. Ele reforça que após a ativação desses últimos cinco novos leitos, o hospital não tem espaço para abrir mais unidades de terapia intensiva para pacientes de Covid. “Os leitos de UTI para Covid-19 exigem profissionais específicos, assim como os sedativos em grande quantidade para atender aos pacientes, e atualmente sabemos das dificuldades que os hospitais, em todo o Brasil, públicos e privados, estão encontrando para contratar equipes e comprar os insumos necessários”, destaca.

A Santa Casa é o hospital de referência da Prefeitura de Sorocaba para ao atendimento de pacientes Covid. Quando não há leitos de UTI disponíveis no hospital, os pacientes são encaminhados para os hospitais estaduais da cidade, e caso também não tenham vagas eles serão transferidos para hospitais de outras cidades.

Santa Casa ativa mais cinco leitos de UTI para Covid e já estão ocupados Fernando Brum: não há mais espaço para UTI. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (15/5/2020)

Ontem, Brum já havia informado que os leitos tecnicamente já estavam prontos, restando apenas algumas implicações burocráticas. A ampliação anterior de leitos de UTI na Santa Casa havia ocorrido em 24 de junho, quando houve aumento de 30 para 35. Os primeiros 20 leitos do hospital, exclusivos para pacientes com suspeita ou com confirmação do novo coronavírus, foram inaugurados no final de março. No decorrer da pandemia, mais 10 leitos foram ativados.

Brum também reforçou que a população de Sorocaba deve redobrar os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Segundo ele, as pessoas precisam respeitar mais as orientações das autoridades sanitárias e os decretos municipal e estadual e tomar todos os cuidados necessários, como uso de máscara de proteção facial, higienização constante das mãos e utilização do álcool gel.

Além de respeitar as orientações de isolamento social e distância segura, no caso das pessoas que são consideradas dos grupos de risco a orientação é para que evitem sair de suas casas. “As pessoas precisam se cuidar e evitar sair de casa sem necessidade. Estamos tendo lotação máxima dos leitos de UTI quase que diariamente, então, a população também precisa fazer a sua parte”, aponta.

UPH Leste

Brum disse ainda que a Unidade Pré-Hospitalar Leste também atingiu recentemente o limite de sua capacidade instalada com leitos de enfermaria, e, por isso, o Comitê de Combate ao Coronavírus em Sorocaba solicitou à Secretaria de Saúde que instruísse as Unidades de Pronto-Atendimento no Éden e a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, para abrirem ao atendimento de casos iniciais de Covid-19.

De acordo com ele, a abertura do atendimento para Covid-19 na UPH Norte e UPA Éden já fazia parte do plano de contingência apresentado pelo Comitê em abril, como fase 2 e fase 3. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos