Buscar no Cruzeiro

Buscar

Salto registra 2 casos da variante de Manaus

10 de Abril de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Salto registra 2 casos da variante de Manaus Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Salto fizeram os bloqueios necessários. Crédito da foto: Prefeitura de Salto

Ao menos duas pessoas foram contaminadas na cidade de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com a variante do coronavírus de Manaus, chamada de P.1. As vítimas morreram. A informação foi confirmada pela Prefeitura, ontem (9). Mais três cidade da região apresentam a variante, conforme informou a edição impressa do Cruzeiro do Sul de ontem.

De acordo com as informações oficiais de Salto, “foram identificadas variantes em dois residentes de Salto, ambos do sexo masculino, que vieram a óbito”. A Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica da cidade fizeram os bloqueios necessários e estão investigando o histórico de deslocamento dos citados casos e de pessoas próximas, para tentar identificar a origem da contaminação, bem como demais providências.

A variante de Manaus, chamada de P.1, também foi detectada em amostras das cidades de Porto Feliz, Sorocaba e Tietê. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, cada cidade teve a confirmação da variante em um paciente. “A confirmação de novas variantes não deve ser confundida com diagnóstico, nem pode ser considerada de forma isolada. Trata-se de um instrumento de vigilância que contribui para o monitoramento da pandemia de Covid-19”, alertou o Estado na quarta-feira (7).

Até 5 de abril foram confirmados, após análise do Instituto Adolfo Lutz e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), 87 casos autóctones de três variantes de atenção. Dessas, 77 confirmações são de P.1 (Manaus), em mais de 30 cidades paulistas.

A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamentos genéticos realizados por laboratórios como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. “Soma-se a isso o trabalho de Vigilância Epidemiológica para investigação dos casos, como históricos de viagens e contatos. (Marcel Scinocca)