Buscar no Cruzeiro

Buscar

Salto instala placas com orientações em caso de rompimento de barragens

20 de Julho de 2020 às 17:20

Defesa Civil de Salto alerta para aumento do nível do rio Tietê Áreas com risco de inundação em caso de rompimento de barragens, à exemplo do Rio Tietê, serão sinalizadas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

 

A Prefeitura de Salto deu início à implementação do Plano de Ação Emergencial de barragens, com instalação de placas informativas em diversos pontos do município, como no Parque de Lavras, do Lago, Rocha Moutonnée, Pavilhão das Artes e bairros que beiram o Rio Tietê. O Plano emergencial atende a Lei Federal nº12.334/2010 e visa orientar os munícipes que residem próximo às áreas de risco de inundação, à exemplo do Rio Tietê, em caso de rompimento das barragens localizadas em Porto Góes e em Pirapora de Bom Jesus.

As placas informam números de telefone para pedir ajuda, além de orientações sobre como proceder caso haja rompimento das barragens e indica local de abrigo. Conforme estudado e planejado, a cidade de Salto definiu que o Ginásio de Esportes “João Sebastião Ferraro” tem estrutura emergencial para acolher os desabrigados. Ao todo, serão instaladas 50 placas, sendo 25 de pontos de encontro e 25 de alerta. Todas as placas foram fornecidas pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).

Ainda seguindo as normas do Plano de Ação Emergencial, haverá a instalação de sirene de emergência em pontos estratégicos do município e os setores de segurança municipal, como Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros passarão por um simulado para treinamento em breve. De acordo com a prefeitura, as barragens não apresentam risco de rompimento. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Salto)

Ao todo, serão instaladas 50 placas, sendo 25 de pontos de encontro e 25 de alerta em Salto. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Salto