Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae pede estudo sobre reestruturação tarifária

14 de Maio de 2019 às 23:41

Uma das ações do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água Tratada e Receita Diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva. Crédito da foto: Emídio Marques (13/3/2019)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba) solicitou da Agência Reguladora Ares-PCJ um estudo de reestruturação tarifária para a cidade, com o intuito de identificar a melhor maneira de fazer a cobrança do consumo de água dos sorocabanos.

Segundo o diretor geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, o estudo será feito em atendimento à solicitação da comissão de vereadores formada para acompanhar a troca dos hidrômetros na cidade. O estudo será feito em trinta dias e será apresentado na primeira quinzena de junho, em audiência pública.

O diretor financeiro da Ares-PCJ, Carlos Roberto Oliveira, explica que a troca dos hidrômetros está em total acordo com a agência e não há nenhum tipo de irregularidade, mas concorda com o estudo que só fideliza o comprometimento do Saae de fazer o melhor para os consumidores sorocabanos.

“Vamos fazer os estudos requeridos, lembrando sempre que o resultado se dará de maneira que assegure o equilíbrio econômico e financeiro do prestador, no caso o Saae-Sorocaba, e a modicidade tarifária, um direito subjetivo do usuário de ter assegurado o seu acesso ao serviço público, seja ele prestado direta ou indiretamente pelo Estado”, enfatiza Oliveira.

Outros fatores que serão estudados são a possibilidade de alteração da tarifa mínima de hoje, de 10m³ (ou 10 mil litros mensais) para 15m³ e a implantação de tarifa diferenciada para cultivadores de hortas comunitárias. “Esses também são pedidos dos vereadores que a Ares-PCJ avaliará no estudo encomendado”, explica Ronald. (Da Redação, com informações do Saae Sorocaba)