Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae pede economia de água em Sorocaba

01 de Fevereiro de 2019 às 15:00
Marcel Scinocca [email protected]

APA Itupararanga completa 20 anos Há a necessidade de que se chova nas cabeceiras para se aumentar o volume e a segurança do abastecimento. Foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

A represa de Itupararanga, que responde pela maior parte do abastecimento de água de Sorocaba, está operando com 43% do seu volume, e, apesar de ser o mesmo do início de 2018, quando não houve racionamento na cidade, há uma situação de alerta para que se promova economia no consumo de água em Sorocaba. As informações e o pedido de economia foram divulgadas pelo diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), Ronald Pereira da Silva.

“É o mesmo índice do ano passado, que não teve racionamento e uma situação normal para um período de verão, mas com pouca chuva. Nós estamos percebendo que o índice pluviométrico está menor que no mesmo período do ano passado. Acho importante solicitar à população que efetue a economia da água no seu uso diário para que o Saae não tenha nenhuma surpresa”, afirma. “O papel do Saae é o de avisar. Estamos em uma situação normal, mas entrando em uma situação de alerta”, acrescenta.

Ronald Pereira da Silva. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS (11/12/2017)

Em janeiro, choveu 297,5 milímetros em Sorocaba, maior índice desde dezembro de 2017. Ronald Pereira, porém, diz que há a necessidade de que se chova nas cabeceiras para se aumentar o volume e a segurança do abastecimento. “Estamos entrando no amarelo. Não estamos no auge de nenhuma crise. Estamos prevenindo”, pondera.

O diretor-geral do Saae ainda frisa que a situação não é de desabastecimento. “Ainda não temos nenhuma possibilidade de racionamento, de nenhum desabastecimento. A gente recomenda economia efetiva das pessoas”, comenta. Ainda conforme o diretor, a população pode denunciar o uso indevido da água pelo telefone 0800 770-1195. “Não temos o poder de multar o usuário, mas temos a possibilidade de notificar essas pessoas para que façam o uso consciente.”

Acesso

Sorocaba teve recentemente acesso ao sistema de telemetria, que permite a verificação diária no nível da represa. “A Votorantim concedeu esse acesso e hoje nós temos diariamente o nível registrado”, garante. Ontem, o nível da represa estava em 820,84 metros. Já esteve, no pior período de seca, em 2014, com 818,73, o nível mais baixo registrado nos últimos 20 anos, A melhor situação, com 825,29 metros, ocorreu em junho de 2016.