Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae normaliza abastecimento de água na zona oeste de Sorocaba

25 de Fevereiro de 2020 às 13:50

Essas estruturas terão agora o período de alguns dias para o processo de cura (secagem) do concreto e em seguida a nova adutora poderá ser colocada em carga. Crédito da foto: Divulgação / Saae Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 10h30 desta terça-feira (25) a segunda e última interligação da nova adutora de água tratada, que vai ampliar o abastecimento em toda a zona oeste da cidade.

A exemplo da primeira interligação, realizada no último domingo (23), a intervenção da autarquia ocorreu no cruzamento da avenida Santa Cruz com a rua Serafina Milego Lattore, no Jardim Vera Cruz, movimentando cerca de vinte servidores, além de máquinas, caminhões, guindastes e equipamentos de apoio.

Assim que o trabalho foi concluído, a linha de adução que precisou ser desativada momentaneamente foi novamente colocada em carga, restabelecendo a distribuição de água nos bairros Júlio de Mesquita Filho, jardins Santa Bárbara, Tropical, Ipiranga, Montreal e Abatiá e Wanel Ville 1, 2, 3, 4 e 5.

Nova adutora

Segundo o diretor operacional de água da autarquia, engenheiro Marcelo Moretto, as duas interligações foram executadas em linhas de adução do sistema já existente, permitindo que a nova adutora abasteça os três Centros de Distribuição que servem a zona oeste: CDs Central Parque, Ipatinga e Sorocaba 1.

Após as duas interligações, a autarquia deu início imediatamente ao trabalho de ancoragem das conexões em forma de “T”, que consiste na implantação de caixas de concreto ao seu redor das tubulações, para que rompimentos sejam evitados, visto que se trata de adução que vai ser realizada por bombeamento, a partir da Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA Cerrado).

Essas estruturas terão agora o período de alguns dias para o processo de cura (secagem) do concreto e em seguida a nova adutora poderá ser colocada em carga.

Mais de 1.700 metros

De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor, a nova adutora de água tratada já está concluída em seus 1.751 metros lineares de tubulações, de 800 milímetros de diâmetro, em ferro fundido, e restavam apenas as duas interligações que foram concluídas.

O investimento da autarquia nessa obra está sendo de R$ 2,3 milhões, com todas as intervenções sendo executadas com mão-de-obra e equipamentos próprios. (Com informações do Saae Sorocaba)