Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae mantém rodízio na região do Éden

23 de Outubro de 2020 às 00:01

Saae mantém rodízio na região do Éden Crédito da foto: Pedro França / Agência Senado

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba) decidiu manter o rodízio no abastecimento de água nos bairros do Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru por mais uma semana. Ontem (22), em reunião, técnicos e engenheiros da autarquia analisaram os dados de consumo e constataram que a situação pouco mudou.

A continuidade se dará nos mesmos moldes dos últimos sete dias, com todos os bairros envolvidos sendo abastecidos das 6h às 18h, enquanto que das 18h às 6h ocorre a interrupção na distribuição de água, para que o sistema das represas Castelinho/Ferraz, que abastece essa região, continue sendo preservado e não ocorra o esgotamento e a consequente falta de água generalizada.

A decisão pela manutenção do rodízio por mais um ciclo de sete dias ocorreu com base em alguns parâmetros estudados, tais como os níveis das represas, o comportamento de consumo da população e as previsões de temperaturas e, principalmente, de chuvas, que não estão sendo concretizadas, visto que nas precipitações ocorridas nos últimos dias, o volume medido na região do Éden, Cajuru e Aparecidinha foi de apenas 1,4 milímetro.

Conforme os dados analisados na reunião, o sistema Castelinho/Ferraz continua com os mesmos 20% de sua capacidade total. Porém, se por um lado não houve recuperação, a autarquia conseguiu manter os níveis, por meio da manutenção da média entre 50% e 70% de diminuição no volume de água captado nas duas represas.

No quinto ciclo do rodízio a economia no uso da água por parte da população foi de 15%, um ponto percentual abaixo do verificado na semana anterior, como reflexo do fato da região do Cajuru ter passado a receber água durante o dia. No primeiro ciclo essa economia foi de 25%, nos dois seguintes de 15% e no quarto ciclo 16%.

Quanto às demais represas que abastecem Sorocaba, Ipaneminha está com 75% de sua capacidade total e Itupararanga com 54%. Na próxima semana outra reunião de avaliação será feita. (Da Redação, com informações do Saae-Sorocaba)