Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae faz intervenções para conter alagamentos na av. Afonso Vergueiro

13 de Março de 2021 às 00:01

Saae faz intervenções para conter alagamentos na Av. Afonso Vergueiro Alagamentos são recorrentes há muito tempo e ocorrem em função do subdimensionamento da canalização do córrego Supiriri. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (19/2/2013)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), inicia hoje (13) intervenções na avenida Afonso Vergueiro como forma de minimizar os alagamentos nesse ponto da cidade. A medida é paliativa, mas já faz parte de um projeto mais amplo de macrodrenagem para acabar com esse problema, com um custo total estimado de R$ 33,6 milhões. A execução ainda depende da captação de recursos externos.

As obras terão início hoje com a instalação de cinco bocas de lobo de grande vazão para ampliar as captações do sistema de drenagem da Afonso Vergueiro, na altura do viaduto Jânio Quadros, que é o ponto mais baixo da via. As novas unidades coletoras serão interligadas a uma rede de água pluvial já existente, de 600 milímetros de diâmetro.

Para executar o serviço será necessário interditar a faixa da direita da pista centro-bairro da Afonso Vergueiro em três ocasiões: hoje, das 8h30 às 16h; amanhã (14), das 7h às 16h; e na segunda-feira (15), das 9h às 16h, no trecho compreendido entre os viadutos Jânio Quadros e Ferroviários. Agentes de trânsito estarão no local, para orientar o tráfego.

“Trata-se de uma medida para diminuir a intensidade dos alagamentos que ocorrem no local, que é considerado o ponto mais crítico hoje da cidade quanto a esse tipo de problema”, explica o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), Ronald Pereira da Silva.

Projeto mais amplo

Já a solução das enchentes nesse ponto da cidade está atrelada à realização de um estudo mais complexo e de um conjunto de obras que inclui a implantação de um piscinão na Vila São João. “O prefeito Rodrigo Manga determinou ao Saae que obras sejam realizadas para solucionar, de vez, essa questão. Estamos buscando recursos externos para viabilizar as intervenções necessárias”, acrescenta Ronald.

O Saae informa que os alagamentos ocorrem em função do subdimensionamento da canalização do córrego Supiriri, um problema antigo, deixado sem resolver pelas administrações passadas.

Num primeiro momento, será necessário realizar estudo hidrológico da bacia de drenagem do córrego Supiriri, abrangendo todo o trecho canalizado, desde a foz no rio Sorocaba até o ponto situado no entorno de um shopping. Segundo o Saae, esse levantamento estimará a vazão do córrego em dias de chuvas intensas.

“Com esses parâmetros, será possível definir a rede necessária para o escoamento adequado do córrego, assim como as obras e adequações que deverão ser executadas para resolver a situação. Inclusive, a adequação no trecho final da canalização do córrego Supiriri, próximo à Praça da Bandeira”, disse Ronald. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)