Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae e Serpo fazem obras em vias com erosão no Júlio de Mesquita

18 de Janeiro de 2020 às 00:01

Obra no Júlio de Mesquita deve ser concluída em dois meses, diz o Saae. Crédito da foto: Emídio Marques (16/1/2020)

 

Questionados sobre problemas de erosão em ruas dos bairros Júlio de Mesquita Filho e Vila Formosa, o Saae Sorocaba e a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informaram, por meio de nota enviada à redação, os serviços que têm executado nos dois locais.

Segundo o Saae, desde que foi registrada a erosão na rua João Batista Machado, no Júlio de Mesquita Filho, o Saae vem trabalhando no local, visando recuperar a área atingida e o seu sistema de drenagem de águas pluviais, bem como o trecho da via danificada. As intervenções envolvem a estabilização do terreno e seus taludes, com movimentação e compactação de terra e a aplicação de grandes pedras, técnica denominada enrocamento, além da instalação de novas tubulações que estão formando o sistema de galerias de água de chuva da área.

O trabalho envolve também a implantação de bermas, técnica em que são implantados degraus nos taludes existentes, com o objetivo de diminuir a velocidade das águas de chuva e impedir novos danos ao terreno. Quanto aos custos da obra, como se trata de intervenções que envolvem funcionários, caminhões, máquinas e materiais próprios, a autarquia não está precisando investir recursos e nem realizar a compra de materiais para essa obra, já que utiliza os existentes em seus estoques.

Quanto às duas famílias que precisaram deixar seus imóveis por questões de segurança, o Saae continuará pagando o aluguel dos imóveis disponibilizados para ambas, até que possam voltar às suas casas. Um dos imóveis tem aluguel mensal de R$ 1.800 e o outro de R$ 1.600.

A previsão da autarquia é de que a obra seja concluída em dois meses, com liberação da rua danificada dentro de um mês, seguida dos ajustes finais da recuperação dos taludes.

Com relação à EM Luiz Almeida Marins, a Serpo informa que existem três processos licitatórios em fase de finalização, que estão relacionados à situação do vestiário: um referente à contratação de consultoria especializada para analisar a condição do solo; outro para a contratação de sondagem do terreno, e um terceiro para realizar a demolição em parte do vestiário. Ainda não é possível precisar uma previsão de início. Enquanto isso, o espaço fica isolado.

Já com relação à rua José Flores Arruda, na Vila Formosa, a Serpo informa que a manutenção necessária seria executada nesta sexta-feira (17). O problema acontece porque o pavimento é antigo. (Da Redação)