Saae de Sorocaba inaugura mais dois serviços on-line
Corte de água e desligamento de hidrômetro também podem ser solicitados pela internet. Crédito da foto: Divulgação / Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba passou a oferecer nesta semana mais dois serviços que podem ser solicitados de foma on-line, por meio de seu site www.saaesorocaba.com.br. As propostas são a agilização dos serviços e o atendimento às orientações das autoridades de saúde, relacionadas aos cuidados que devem ser observados para o combate à Covid-19.
As duas novas alternativas de serviços que passaram a ser oferecidas, sem que haja a necessidade do deslocamento dos cidadãos até um dos postos de atendimento da autarquia são as solicitações do corte do fornecimento de água e o corte e retirada do hidrômetro. Em ambos os casos, a solicitação é autoexplicativa, pois o site mostra o passo a passo a ser seguido, até que o pedido seja concretizado.
No corte a pedido, o imóvel não pode possuir débitos, deve estar desabitado e o hidrômetro precisa estar em local com acesso para a leitura. O usuário inscrito na autarquia deve apresentar uma conta mensal e um documento com foto, em que conste o número do seu CPF. Para a reativação do serviço, será necessário apenas solicitar restabelecimento à autarquia.
No caso do corte do fornecimento de água e retirada do hidrômetro, a solicitação deve ser realizada somente pelo proprietário do imóvel, que deve estar desabitado e não possuir débitos. Os documentos que devem ser digitalizados e enviados são os seguintes: pessoa física - documento com foto em que conste o número do CPF; pessoa jurídica - documento com foto em que conste número do CPF, contrato social e CNPJ. Neste caso, para reativar o serviço será necessário solicitar a instalação de hidrômetro e caso o abrigo da ligação não atenda as normais atuais, deverá ser solicitada e instalada a nova caixa padrão.
Demais serviços
Além das novas alternativas agregadas, a autarquia oferece ainda os seguintes serviços que podem ser solicitados de forma on-line: revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de segunda via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral e consultas a pagamentos.
Completam os canais de comunicação da autarquia com a população o e-mail [email protected] e os whatsapps 9 9850 3936 (falta de água, vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro), 98158-0442 (religação de água) e 99767-7606 (orientações gerais no período da pandemia). (Da Redação, com informações do Saae)