Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae anuncia abastecimento melhor a bairros da zona leste

15 de Junho de 2019 às 02:09

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fará neste domingo (16) uma obra de remanejamento de rede de água, para substituir uma rede antiga que apresenta vazamentos constantes, na avenida Comendador Pereira Inácio, esquina com a rua Júlio Hanser. O serviço demandará a interrupção do abastecimento de água no Jardim Sandra e imediações, das 8h às 17h e a interdição parcial de pista (sentido centro) da avenida Comendador Pereira Inácio e interdição total da rua Júlio Hanser.

Esta é uma das ações na zona leste para melhorar a distribuição de água. O Saae recebeu um novo equipamento para otimizar o abastecimento nas regiões elevadas. Uma nova unidade de bombeamento (booster) foi instalada pelo empreendedor do condomínio Pampulha no final da rua Belmira Loureiro de Almeida, no Jardim Piratininga, para garantir que a capacidade de abastecimento seja suficiente para atender a demanda da região.

Segundo o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, a instalação da nova bomba garante maior pressão, proporcionando o envio do volume de água adequado aos pontos elevados do Centro de Distribuição da Vila Haro, que abastece a região beneficiada. “Esta região possui pontos de cotas (altitude) mais altos que a cota do reservatório pelo qual é abastecido. O booster é um equipamento que serve para aumentar a pressão existente na rede, e faz com que a água chegue até os pontos mais altos da região. É um conjunto de bomba, motor e painel de comando que controla essa pressão para que a água seja distribuída de forma adequada, ou seja, dentro dos limites desejados e necessários”, diz ele.

Esse bombeamento deverá melhorar para toda a região do Jardim Gonçalves, Martinez, São Domingos, Júlia Martinez, Moncayo, Rancho Dirce e Pampulha. Atualmente, esses bairros recebem a água do reservatório do Centro de Distribuição da Vila Haro, com a água bombeada pela rua Dorothy de Oliveira. Num primeiro momento, os pontos baixos continuarão abastecidos por essa rede, já os pontos altos continuarão recebendo da Vila Haro, porém, passando pelo novo “booster”. A estimativa é de que o sistema seja finalizado nas próximas semanas.