Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae alerta para alto consumo de água

11 de Setembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Saae alerta para alto consumo de água Ontem (10) a represa do Ferraz/Castelinho, no Éden, operava com apenas 20% da capacidade, o que preocupa o Saae. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (12/8/2020)

O aumento no consumo de água pelos sorocabanos e a proximidade do período mais quente já preocupa o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba). A autarquia pede que a população não desperdice água e faça o consumo consciente. Além disso, o Saae alerta que no último final de semana prolongado, por conta do feriado de 7 de setembro (Independência), o consumo de água na cidade aumentou 50%.

Para a autarquia, se a população agir com consciência e utilizar a água de forma racional, serão afastados os momentos de interrupção do abastecimento ou mesmo das medidas mais radicais, como o sistema de rodízio, conforme foi necessário no final do ano passado.

Conforme dados do Saae, a partir de março, com o início da pandemia e a necessidade das pessoas permanecerem em casa, a autarquia registrou, desde então, um aumento de 20% no consumo, em relação à média considerada normal. “Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 30%”, destaca.

O Saae informa ainda que com a pandemia e a necessidade das pessoas permanecerem em casa, conforme orientações das autoridades da saúde, e consequente ampliação do uso da água, fizeram o consumo aumentar. “Aliado a isso, estamos atravessando um inverno atípico, com temperaturas altas neste momento, que poderão chegar até a 38ºC, conforme as previsões dos institutos meteorológicos, fator que também estimula as pessoas a consumir mais água”, aponta a autarquia.

Represas

O nível atual das represas de Ipaneminha e da Ferraz/Castelinho (Éden) também preocupa. Segundo o Saae, os dois sistemas estão operando com 20% de sua capacidade total. Já a represa de Itupararanga operava ontem (10) com 57,43% do volume útil do reservatório, segundo a Votorantim Energia. A empresa afirma que o índice é considerado normal para o período.

A Votorantim Energia disse ainda que as operações estão direcionadas para garantir o abastecimento de água da região de Sorocaba e a vazão natural do Rio Sorocaba.

O Saae-Sorocaba alerta que a união de fatores, aumento de consumo e os baixos índices das represas, além da falta de chuva, preocupam a autarquia, que também chama a atenção para o desperdício de água. “Temos a questão dos comportamentos de desperdício de água, como lavagem de calçadas e carros com mangueiras, o que se verifica principalmente aos finais de semana”, diz.

Por conta disso, o Saae informa que está intensificando a fiscalização nas ruas, por meio de sua equipe de Educação Ambiental e do Setor de Fiscalização, que em um primeiro momento de flagrante em situações como estas, entregam uma notificação de advertência, e em caso de reincidência ocorre a aplicação de multa. O valor não foi informado.

“Diante deste quadro, a autarquia solicita que a população mantenha um comportamento consciente, evitando ações que reflitam em desperdício de água, principalmente nos dias de forte calor que teremos pela frente, tais como lavar quintal, calçada ou carro com mangueira, entre outros desperdícios”, diz. (Ana Cláudia Martins)