Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rua da Penha receberá projeto para ampliar calçadas neste sábado (16)

16 de Fevereiro de 2019 às 10:15

Rua da Penha receberá, hoje, projeto para ampliar calçadas Ação experimental será implantada inicialmente em dois quarteirões. Crédito da foto: Arquivo JCS

Os pedestres que percorrem a rua da Penha, no centro de Sorocaba, ganham calçada mais amplas para garantir maior conforto, acessibilidade e consequentemente estimular o movimento nos estabelecimentos comerciais. Na manhã deste sábado (16), a Prefeitura de Sorocaba inicia o Projeto de Intervenção Temporária, que faz parte do Programa de Alargamento das calçadas, baseado no Plano Municipal de Mobilidade.

[irp posts="71144" ]

 

Neste primeiro momento, a ampliação ocorre sem reformas, apenas com sinalização e disposição de elementos que valorizam a paisagem e sinalizam a proibição de uso para veículos. A fase de testes será até o próximo dia 5 de março e é acompanhada por pesquisas de opinião.

Essa ação de modernização na rua da Penha é realizada no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires. São 255 metros de extensão que ganham vasos com jabuticabeiras, guarda-sóis, bancos e pintura artística no solo. Com esses dispositivos, a calçada para o uso dos pedestres fica cerca de dois metros mais larga.

Além do aumento experimental da largura das calçadas, serão realizados eventos culturais e de lazer em pontos estratégicos, a serem transformadas em áreas de convivência. Para o alargamento da calçada serão utilizadas as atuais vagas de estacionamento ao longo do trecho. Na noite de ontem agentes de trânsito iniciaram as orientações aos motoristas. O solo receberia pintura de piso na cor verde e protegida por cones junto a linha branca no limite com a faixa de veículos que continuará única. Faixas e banners também serão colocados na via, para informar quem passar pelo local. (Secom Sorocaba)