Buscar no Cruzeiro

Buscar

Romaria será domingo, partindo da Catedral de Sorocaba para Aparecidinha

12 de Julho de 2019 às 08:20

Romaria será domingo, partindo da Catedral O percurso costuma atrair milhares de fiéis de Sorocaba e de outras cidades da região. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

A tradicional Romaria de Aparecidinha, que está em sua 121ª edição, será realizada no domingo (14). O início acontece às 5h, com a celebração de uma missa campal na Praça Coronel Fernando Prestes (Centro) pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, acompanhado dos padres Tadeu Rocha Moraes e Carlos Alexandre da Silva. Em seguida, tem início a caminhada. O evento terá apoio especial montado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de várias secretarias municipais.

Os 16 quilômetros de caminhada entre o centro de Sorocaba e o bairro, marcam o retorno da imagem de Nossa Senhora Aparecida da Catedral Metropolitana ao seu Santuário, no bairro de Aparecidinha (zona leste), atraindo milhares de fiéis de Sorocaba e de outras cidades da região. Realizada pela Arquidiocese de Sorocaba, a Romaria de Aparecidinha está inserida no Calendário Turístico do Estado (lei 13.860, de 9 de dezembro de 2009).

No roteiro, a imagem da padroeira segue em um andor até a Santa Casa de Misericórdia (avenida São Paulo), onde haverá a benção aos enfermos. A previsão de chegada a Aparecidinha é em torno das 11h, quando uma nova missa deve acontecer, também com celebração do arcebispo, no Santuário novo. Outras duas missas serão realizadas ao longo do dia: uma às 12h e outra às 17h no Santuário antigo (Largo José Antônio da Silva, s/nº).

Como ocorreu nos dois últimos anos, a Prefeitura de Sorocaba está dando apoio à Romaria. A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizou a poda das árvores das praças do bairro, além da roçagem na avenida Três de Março, por onde passam os romeiros.

[irp posts="58884" ]

 

Já a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) fez capinação de guias e sarjetas nas principais vias, operação tapa buraco e intensificação da limpeza do banheiro do Cemitério Municipal Aparecidinha.

A Secretaria de Saneamento (Sesan), disponibilizará 30 contêineres em pontos estratégicos ao longo do trajeto da romaria, assim como serviços de varrição e de coleta de lixo. O Saae-Sorocaba fará a distribuição de tinas com água potável aos romeiros.

A Secretaria da Saúde (SES) colocará à disposição uma ambulância UTI, com um médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem na equipe de socorro, enquanto a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec) também estará no local, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), que fará a segurança com viaturas ao longo do percurso.

Ônibus extras

A Urbes Trânsito e Transporte também implantará esquema especial para atender os usuários do transporte coletivo. Serão criadas viagens extras partindo do bairro para o Terminal Santo Antônio, nas linhas 28 Mineirão, às 4h20 e 5h10, 46 Paineiras, às 5h18, 55 Rodrigo, às 4h, 58 Vitória Régia, às 4h, e 62 São Bento, às 4h50 e às 5h50 e 81 Altos do Ipanema/Carandá, partindo da Rua 2, no Altos do Ipanema, às 4h e, posteriormente, atendendo ao Residencial Carandá.

[irp posts="139315" ]

 

Com partida do ponto final para o Terminal São Paulo serão criadas viagens na linha 31 Cajuru, às 4h20, e na linha 30 Brigadeiro Tobias, às 4h30. Para auxiliar os devotos que residem no bairro Aparecidinha, serão inseridas duas partidas da Linha 48 Aparecidinha, às 4h, para o Terminal Santo Antônio. A linha 38 Aparecidinha/via Éden também irá operar com Tabela Especial, ofertando intervalos de 70 minutos até as 16h50.

Logo no início da procissão, as linhas que percorrem a avenida São Paulo, avenida Cel. Nogueira Padilha, rua Newton Prado, Padre Madureira e avenida Carlos Reinaldo Mendes terão desvios temporários para a passagem dos fiéis.

Do Terminal Santo Antônio, plataforma P.05, Ponto “Q”, partirão carros extras para o evento, seguindo via avenida Dom Aguirre (onde não haverá pontos de parada) para o evento. Os desembarques no bairro ocorrerão na rua do Terço (praça Prof. João Oscar Mascarenhas), ponto este que os usuários deverão utilizar para retornar ao Terminal Santo Antônio.

A linha 48 Aparecidinha/Castelinho, devido à impossibilidade de cumprimento de itinerário dentro do bairro Aparecidinha, deverá atender a rua do Terço (em ambos os sentidos) e realizar ponto final na avenida Antônio de Souza Neto (Presídio).

[irp posts="112583" ]

 

A linha 33 Mato Dentro, vai operar com desvios, influenciados pela procissão, devendo atender as proximidades do Jd. Josane. Já a linha 304 Interbairros IV, irá operar pela rodovia Celso Charuri em ambos os sentidos (de Brigadeiro Tobias para o Éden e vice-versa). (Secom Sorocaba)

Linha especial

Excepcionalmente no domingo (8) os bairros Jardim Josane, Jd. Amato e Jd. Nikkey serão atendidos por uma Linha Especial denominada Aparecidinha/via Av. Três de Março ligando os referidos bairros ao Terminal Santo Antônio. Os horários serão:

Romaria será domingo, partindo da Catedral

Galeria

Confira a galeria de fotos