Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manga anuncia nomes de oito secretários e da presidente do Fundo Social de Solidariedade

14 de Dezembro de 2020 às 13:06
Marcel Scinocca [email protected]

O prefeito eleito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou os nomes de nove integrantes de seu secretariado. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (14/12/2020)

O prefeito eleito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou, na tarde desta segunda-feira (14), os nomes de oito secretários de seu governo e da nova presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS). A divulgação da equipe é parcial e os demais nomes devem ser revelados até o fim de dezembro. O anúncio foi feito no local onde funcionou o comitê de campanha do candidato.

No encontro, ele esteve acompanhado do vice-prefeito eleito Fernando Martins da Costa Neto (PSD), conhecido como Fernando do Clube São Bento. Ao divulgar os nomes, Manga afirmou, novamente, sobre a necessidade de revisão de contratos e também falou sobre a destinação de área pública para a garagem do Bus Rapid Transit (BRT). A concessão foi feita por decreto, na quinta-feira (10), pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL).

Manga afirmou ainda que não sabe quantas secretarias serão extintas ou aglutinadas. “Nós estamos ainda no processo de transição. Estamos a praticamente 15 dias que acabaram as eleições do segundo turno. Aí, teve um período para a gente formar a equipe de transição, um período para a equipe de transição fazer os requerimentos para juntar documentos, para que depois a gente tenha uma análise real de como está a situação da Prefeitura, em especial, os contratos”, justifica. “Após a entrega desse relatório, nós vamos fazer uma análise”, acrescenta.

Ainda sobre os contratos, Manga disse que ficou surpreendido com a renovação antecipada das UPHs. Segundo ele, se pretendia fazer uma revisão no contrato com economia de R$ 1 milhão. O prefeito eleito ainda disse que se evitará a renovação de contratos antigos, fazendo novos.

Manga não negou a possibilidade de participação de pessoas do governo atual, de Jaqueline Coutinho, ou do prefeito cassado, José Crespo (Democratas) em seu governo. Há a possibilidade de pessoas que respondem processos na Justiça também fazerem composição do governo, desde que elas não estejam julgadas. Em todos os casos, conforme ele, o critério técnico é essencial. Entretanto, nesses casos, não há, até o momento, nenhum nome cogitado, segundo ele. Por enquanto, também, nenhum vereador eleito da Câmara está na lista de possíveis secretários.

 

Veja quem serão os secretários

Saúde

O médico Vinícius Rodrigues será o secretário da Saúde. A pasta é uma das mais problemáticas em Sorocaba. Além disso, superando Cultura e Educação, foi a que mais apresentou mudanças no comando desde 2017, quando teve início o governo de José Crespo. Entre os desafios, a manutenção da gestão compartilhada, o fortalecimento da rede básica e a informatização do atendimento. Na agenda, ainda está enfrentamento imediato no novo coronavírus.

Vinicius Rodrigues. Crédito da foto: Divulgação

Rodrigues é médico imagenologista, formado pela Faculdade de Medicina Estadual de Marília. Cursou residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem na mesma instituição. Foi coordenador do serviço de diagnósticos do Hospital Regional de Sorocaba “Adib Jatene”. Além disso, exerce suas atividades em diversos serviços públicos e particulares em Sorocaba e região.

Recursos Humanos

Rodrigo Onofre. Crédito da foto: Divulgação

Rodrigo Onofre, será o novo titular da pasta de recursos Recursos Humanos, tem bacharelado em direito pela Universidade de Sorocaba (Uniso). É pós-graduado em direito do trabalho e processual do trabalho pela Faditu, Foi assessor jurídico na Câmara Municipal de Sorocaba, membro da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Sorocaba. Ele também ocupou o cargo de secretário jurídico da Câmara Municipal de Sorocaba e atuou como assessor jurídico no Legislativo sorocabano.

Segurança

Vitor Maurício Gusmão. Crédito da foto: Divulgação

Já o secretário de Segurança será Vitor Maurício Gusmão Lopes. Ele é coronel na reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fez o curso de formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Foi Comandante de Grupamento de Bombeiros, comandante de Batalhão (Sorocaba Itu Votorantim) e chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento do Interior 7 Sorocaba. É bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos, com pós-graduação em gestão integrada e pós-graduação em políticas e gestão em segurança pública pela Universidade de Sorocaba. Atualmente, é gestor de segurança em um grande centro comercial da zona norte da cidade de Sorocaba. Em 2012, já na reserva da PM, foi candidato a vereador em Sorocaba, pelo PTB. Teve 1.060 votos não sendo eleito.

Habitação

Tiago da Guia Oliveira. Crédito da foto: Divulgação

O titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), por sua vez, será o arquiteto e urbanista Tiago da Guia Oliveira. Ele possui Mestrado em sustentabilidade na gestão ambiental pela UFSCar e MBA em administração pública e gestão de cidades pela Uniderp Atualmente, atua como arquiteto na Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Sorocaba.

Comunicação

Fernanda Burattini Monteiro. Crédito da foto: Divulgação

A jornalista Fernanda Burattini será a secretária de Comunicação. Ela é graduada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero,

de São Paulo. Tem MBA em Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) Sorocaba. Atuou como repórter na antiga A Gazeta Esportiva, em veículos do Grupo Folha de São Paulo e em agências de comunicação e publicidade na capital paulista e no interior. É empresária do setor de comunicação, tendo atuado em ao menos duas campanhas de Rodrigo Manga, incluindo a última.

Meio Ambiente

Antonio Prieto Neto. Crédito da foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal ficará com Antonio Prieto Neto. Ele é graduado em medicina veterinária pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal Unipinhal. Atualmente, cursa MBA em Gestão e Marketing em agronegócios na Cesumar. Há 15 anos atuante na causa do bem-estar e proteção animal, auxiliando entidades e órgãos de proteção do setor. Ele também foi candidato a vereador em Sorocaba pelo PL nas eleições e teve 345 votos.

Jurídica

Luciana Mendes. Crédito da foto: Divulgação

Na Secretaria Jurídica, a titular será a advogada Luciana Mendes da Fonseca. Ela é bacharel em direito pela Universidade Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma) e é pós-graduada em ciências criminais. Foi secretária parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Atualmente, advoga em escritório próprio, com atuação nas áreas do Direito Civil, Criminal, Eleitoral, Administrativo, de Família e do Consumidor.

Educação

Márcio Bortolli Carrara. Crédito da foto: Divulgação

O professor Márcio Bortolli Carrara será o responsável pela Educação. Ele é formado em pedagogia, com licenciatura plena, pela Universidade de Sorocaba (Uniso). É também pós-graduado com especialização em alfabetização e letramento pela Faculdade de Aldeia de Carapicuíba e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Conchas. Foi chefe de seção de Políticas Educacionais e gestor educacional da Secretaria da Educação de Sorocaba. Atualmente, é professor da rede municipal de Sorocaba, no Ensino Fundamental I.

Fundo Social

Sirlange Frate Maganhato. Crédito da foto: Divulgação

Por fim, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) será presidido por Sirlange Frate Maganhato, mulher de Manga. Ela tem graduada em comunicação social (Publicidade e Propaganda) pela Unip Universidade Paulista de Sorocaba. Especializou-se em Marketing Digital e Eleitoral. O cargo não é remunerado. Éla é a atual presidente do Republicanos, em Sorocaba.  (Com informações de Marcel Scinocca) 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos