Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rodízio no Éden, Cajuru e Aparecidinha prossegue

09 de Outubro de 2020 às 14:01

Sorocaba terá 89 bairros sem água no primeiro dia de rodízio O rodízio de água será mantido por mais uma semana. Crédito da foto: Pxhere

O rodízio no abastecimento de água nas regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha, em Sorocaba, será mantido por mais sete dias. A prorrogação foi anunciada pelo serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (9).

Os bairros das regiões do Éden e Aparecidinha serão abastecidos das 6h às 18h. O Cajuru receberá água no período das 18h às 6h do dia seguinte. O sistema se repetirá a cada dia, nos mesmos horários.

Justificativa

Segundo a autarquia, a decisão tem como base a manutenção dos níveis do sistema de repesas que abastecem essa região, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Éden. Mesmo com as últimas chuvas, elas não apresentaram alteração significativa, afirma.

Ainda conforme o Saae, as represas Castelinho/Ferraz tiveram apenas uma discreta elevação, subindo de 15% para 16%, apontaram análises. O nível de economia por parte da população continuou nos mesmos 15% no terceiro ciclo.

Já as chuvas ocorridas na região onde há rodízio somaram um acumulado de apenas 11 milímetros, conforme mostrou às 7h desta sexta (9) o pluviômetro instalado na ETA Éden.

O Saae continuou captando entre 50% e 70% a menos de água no sistema Castelinho/Ferraz, durante este ciclo. Isso permitiu a manutenção dos níveis dos mananciais e o afastamento do risco de desabastecimento generalizado, provocado pelo seu esgotamento, completa a autarquia.

Na próxima semana, será realizada nova avaliação. (Da Redação, com informações do Saae Sorocaba)