Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reunião marcada para hoje discute voos internacionais em Sorocaba

28 de Junho de 2019 às 07:11
Ana Claudia Martins [email protected]

Reunião hoje discute voos internacionais em Sorocaba Secretário João Octaviano fala no fórum de mobilidade. Crédito da foto: Emidio Marques

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, anunciou na manhã desta quinta-feira (27) que o processo da internacionalização do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, de Sorocaba, será discutido em reunião, marcada para as 17h desta sexta-feira (28), com representantes da Receita Federal, em São Paulo.

Com isso, o aeroporto da cidade poderá ter voos internacionais. Atualmente operam apenas aviação executiva e táxi aéreo; neste anos foram 11.450 pousos e decolagens. O anúncio foi feito pelo secretário na abertura da 71ª reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, que começou ontem, com a participação de prefeitos e representantes de 50 municípios da região.

Durante o Fórum Paulista foram apresentados projetos na área de mobilidade, troca de experiências e debates sobre políticas públicas. No período da tarde, as atividades técnicas ocorreram em um hotel, onde grupos de trabalho ficaram reunidos.

Segundo João Octaviano, na reunião sobre a internacionalização do aeroporto de Sorocaba serão discutidas as medidas necessárias para a instalação de toda a infraestrutura de alfândega no local. “Feito isso, tomaremos as demais medidas necessárias, junto à Prefeitura de Sorocaba, para que todo o complemento necessário de obras e serviços no aeroporto da cidade, sejam providenciados pelo poder público local”, diz.

Ainda de acordo com o secretário, não há um prazo específico para o processo de instalação de uma alfândega no aeroporto de Sorocaba seja finalizado, e que o pleno desenvolvimento da operação depende da logística da própria Receita Federal e dos trâmites legais. “Temos as questões legais e aí entra o processo natural da própria logística da Receita para montar a estrutura de alfândega em Sorocaba”, disse.

João Octaviano destacou também que a internacionalização do aeroporto de Sorocaba fará com que a aviação local possa se articular com a rede aeroviária nacional, tendo Sorocaba como destino ou como origem. “A internacionalização do aeroporto local criará uma corrente de desenvolvimento para esse segmento aeroviário em Sorocaba, criando um polo de desenvolvimento e atraindo outros investidores, ou seja, todo um ciclo de negócio focado na aviação tanto de passageiros como de carga, além da questão da manutenção das aeronaves”, afirma.

Segundo a Secretaria de Transportes e Logística, o governo estadual, por meio do Departamento Aeroviário do Estado (Daesp), já deu início à operação de campo para desestatizar os 21 aeroportos administrados pelo órgão, incluindo o de Sorocaba. Uma equipe técnica visitou a unidade para definir o modelo de desestatização a ser implantado.

Também participaram da abertura do evento os secretários estaduais da Habitação de São Paulo, Flavio Amary, e Alexandre Baldy de Sant’Ana Braga (Transportes Metropolitanos), além do prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), secretários municipais, entre outros.

Amary quer mobilidade e habitação integradas

Presente no Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, o secretário da Habitação de São Paulo, o sorocabano Flavio Amary, falou sobre a importância da integração das políticas públicas nas áreas de mobilidade urbana e habitação nas cidades paulistas. Para Amary, o planejamento urbano é muito importante para as soluções futuras na questão da mobilidade. “Quando a gente não discute em conjunto essas duas áreas, nós não trazemos soluções a médio e longo prazo. E hoje a busca é para resolver o problema do passado, uma dificuldade que muitas cidades têm”, destaca.

[irp posts="136116" ]

 

O secretário da Habitação disse ainda que quando o planejamento urbano é discutido de forma adequada pelos municípios é possível evitar ou minimizar os problemas futuros de mobilidade. “São nas discussões de planos diretores e de zoneamento urbano que a gente constrói um bom futuro para as nossas cidades. Ao restringir muito as ocupações regulares nós incentivamos problemas e até invasões e empreendimentos clandestinos irregulares e não trazemos soluções. Então, é importante um bom planejamento urbano para que haja no futuro menos problemas na mobilidade dentro da cidade mas também entre as cidades”, aponta.

Sorocaba vai apresentar durante o fórum aos municípios participantes projetos locais, como o Integrabike (compartilhamento de bicicletas) e o sistema BRT de transporte coletivo. (Ana Cláudia Martins)