Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reunião com novos donos tenta resolver impasse do terreno da Saturnia

23 de Janeiro de 2020 às 22:00

Comitê atuará no caso Saturnia Garimpo ilegal de chumbo ocorre no terreno da antiga fábrica de baterias. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (29/4/2019)

Os novos proprietários da área da antiga empresa Saturnia – Sistemas de Energia e os integrantes do Comitê de Estudos estiveram reunidos nesta quinta-feira (23), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Sorocaba).

No encontro, os arrematantes da área localizada no bairro Iporanga e que está contaminada por chumbo e outros metais garantiram que serão realizadas ações para cessar o garimpo ilegal. Segundo eles, haverá segurança 24 horas no local a partir da semana que vem.

Além disso, os novos donos do terreno vão receber da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a autorização que havia sido dada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ao poder público para intervir na área contaminada.

[irp posts="113853" ]

 

Na sequência, devem ter início as ações para a descontaminação do solo. O terreno foi vendido por R$ 2,9 milhões em leilão realizado em dezembro de 2019. Um levantamento técnico feito em março deste ano detectou 64 mil metros quadrados de área de escavação no local.

Diante desse compromisso, os integrantes do comitê adiantaram que ele deve ser destituído e o trabalho dos proprietários acompanhado junto da Cetesb.

De acordo com o presidente do comitê, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Tavares da Mota, um relatório final será produzido e entregue à prefeita Jaqueline Coutinho.

Garimpo

O material recolhido do garimpo ilegal é comercializado como reciclagem de cobre e chumbo -- um dos principais componentes da fabricação da bateria automotiva.

Ao final do seu uso, a bateria deveria ser reciclada, porém isso não era feito pela Saturnia. O descarte irregular era feito na própria área, contaminando o local e configurando um grave crime ambiental. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)