Buscar no Cruzeiro

Buscar

Representantes de shoppings discutem a retomada dos serviços em Sorocaba

28 de Maio de 2020 às 18:24

Representantes de shoppings discutem a retomada dos serviços em Sorocaba A reunião aconteceu na sala da prefeita Jaqueline Coutinho. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (28/5/2020)

Atualizada às 18h38

A prefeita Jaqueline Coutinho se reuniu na tarde desta quinta-feira (28) com representantes dos shoppings de Sorocaba. O encontro tratou sobre assuntos relacionados à retomada das atividades do setor, liberada a partir da próxima segunda-feira (1º), de acordo com o Plano São Paulo, do governo estadual.

Sorocaba encontra-se na Zona 2 de uma escala de 5 fases para a flexibilização das atividades econômicas em São Paulo. Dessa forma, o governo municipal pode liberar o funcionamento, com restrições, de imobiliárias, lojas e concessionárias de veículos, escritórios de toda natureza, comércio de rua e shoppings centers.

Em todos os casos, o atendimento ao público estará limitado a 20% da capacidade efetiva de ocupação dos espaços de cada empresa. Esse parâmetro foi definido pelo governo estadual.

Jaqueline apresentou ao empresariado as razões para reivindicar que o município suba para o terceiro nível da escala de flexibilização. Como resposta, obteve dos representantes do setor informações positivas sobre medidas que serão adotadas mediante reabertura dos espaços.

Testes nos funcionários

Os cinco shoppings da cidade deverão realizar testes para verificar as condições de todos os funcionários. Também farão a remoção de bancos dos corredores e de áreas de descanso para evitar contato e aglomeração.

Aliado a isso, foi unânime a posição dos presentes no que diz respeito à importância das prática de medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus.

Critérios

A prefeita de Sorocaba destacou que alguns critérios permitem a cidade reivindique o avanço para a zona 3 do Plano São Paulo. Segundo ela, estudos da Secretaria da Saúde e do Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus demonstram a realidade daquilo que vem sendo executado na cidade, de modo muito claro.

[irp posts="255375" ]

 

É o caso da ampliação do número de leitos Covid de enfermagem e UTI, com uma margem confortável para atendimento da população que possa vir a precisar desse serviço. O governo destaca também a potencialização das medidas de isolamento e cuidados para os cidadãos. “Mesmo estando a princípio na zona 2 de flexibilização, temos ciência dos nossos indicadores e após a análise da Secretaria da Saúde que detém os dados reais, estaríamos efetivamente na fase 3”, destacou.

Próximo passo

O próximo passo do governo municipal será a apresentação de duas propostas por parte dos shoppings. Serão estabelecidos parâmetros de horários de funcionamento, de modo que a dinâmica do atendimento ao cliente, com a garantia da segurança do público e trabalhadores, seja organizada no espaço privado dessas empresas. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)