Buscar no Cruzeiro

Buscar

Represas apresentam níveis estáveis mesmo com calor intenso

05 de Fevereiro de 2021 às 15:03
Wilma Antunes [email protected]

As chuvas têm mantido os níveis das represas equilibrados. Crédito da foto: Emídio Marques (16/03/2019)

Assim como janeiro, as chuvas frequentes, intercaladas de temperaturas elevadas, abrem o mês de fevereiro. Mesmo com o calor intenso, típico do verão, os níveis de elevação das represas que atendem Sorocaba são estáveis.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as represas que compõem o sistema Ferraz/Catelinho operam com 95% da capacidade e a Ipaneminha, com 100%. Já a represa de Itupararanga, que também abastece a cidade, trabalha com pouco menos da metade de sua extensão, 43,57%, segundo informações da Votorantim Energia.

As altas temperaturas não representam riscos de desabastecimento ou racionamento de água para a população. As chuvas têm caído frequentemente na cidade e, consequentemente, os níveis das represas têm se mantidos equilibrados.

Mesmo com os índices adequados, o Saae orienta os cidadãos sobre o uso consciente da água. “Evite desperdícios e usos desnecessários, como lavagens de calçadas e carros com mangueiras, por exemplo”, recomenda.

O jornal Cruzeiro do Sul questionou o Saae sobre os níveis das represas em períodos iguais de anos anteriores. A empresa respondeu que o registro mensal dos volumes das represas passaram a ser feitos a partir de maio de 2020.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia é uma das apostas da empresa para resolver o problema de falta de água na cidade, por meio de captação de água diretamente do Rio Sorocaba.

A construção da ETA Vitória Régia foi iniciada em 2017 e entraria em funcionamento ainda em janeiro de 2021, conforme apurou o jornal Cruzeiro do Sul. Atualmente, em fevereiro, continua em fase inicial de testes.

A nova previsão de funcionamento é para os meses de abril e maio, informou a autarquia. Quando a estação começar a operar, a capacidade do sistema de água tratada será ampliada em toda a cidade, principalmente na zona norte.

Chuva nos próximos dias

As fortes chuvas que ocorreram em Sorocaba na última semana não causaram estragos ou transtornos. Segundo a Defesa Civil e a Urbes Trânsito e Transporte, não houve registro de alagamento ou interdição na cidade, assim como queda de árvores e semáforos inoperantes.

De acordo com informações da ETA Cerrado, foram registrados 12,8 milímetros de chuva, nas regiões que a estação atende. Já a Defesa Civil registrou 48,88 milímetros em toda a cidade, durante a semana.

A expectativa para os próximos dias é de chuvas alternadas com tempo aberto. Nesta sexta-feira (5), a cidade deve receber até 25 milímetros de chuva. No sábado (6), a previsão é de 3 milímetros. Já no domingo, segunda e terça-feira (7, 8 e 9), o tempo será limpo. As chuvas devem retornar na quarta-feira (10), com 9 milímetros previstos. (Wilma Antunes)