Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homicídio

Ex-vereadora Patrícia Poncini morre após ataque a facadas em Boituva; outra mulher fica ferida

Vítimas são a presidente e a coordenadora-geral do Serviço de Obras Sociais (SOS); segundo a prefeitura, suspeito é auxiliar de escritório da entidade e ex-guarda civil municipal

17 de Setembro de 2026 às 16:14
Murilo Aguiar [email protected]
.
Câmara Municipal de Boituva também lamentou a morte de Patrícia e prestou solidariedade aos familiares e amigos (Crédito: Divulgação/Câmara Municipal de Boituva)

A ex-vereadora e presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Boituva, Patrícia Poncini de 55 anos, morreu após ser atacada a facadas na manhã desta quinta-feira (17), na sede da entidade, na Vila Ferriello. A coordenadora-geral do SOS, Andréia de Jesus Inácio Balbino Bento, também foi ferida e permanece hospitalizada. O suspeito fugiu após o ataque, mas posteriormente se entregou à Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo a Prefeitura de Boituva, as duas mulheres foram atacadas por um auxiliar de escritório da entidade. Informações repassadas pela GCM apontam que o suspeito era ex-guarda civil municipal.

Patrícia, que também era diretora concursada da Rede Municipal de Ensino, foi socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme a Secretaria de Saúde, ela sofreu ferimentos graves e morreu após diversas tentativas de reanimação.

Andréia foi levada ao Hospital São Luiz. De acordo com a atualização divulgada pela Prefeitura, ela permanece em estado estável. O crime teria ocorrido após uma discussão dentro do SOS. Depois de ferir as duas mulheres, o suspeito fugiu do local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros participaram do socorro. A Guarda Civil Municipal e as polícias Militar e Civil também foram acionadas.

Posteriormente, conforme a prefeitura, o homem fez contato com a GCM e se entregou sem oferecer resistência nas proximidades da rodovia Vicente Palma (SP-129) de acesso a Sorocaba, na região do Parque São Bento. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Boituva para o registro da ocorrência e demais procedimentos.

As circunstâncias do ataque e a motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil.

Em razão da morte de Patrícia Poncini, a Prefeitura de Boituva decretou luto oficial de três dias a partir desta quinta-feira (17).

Câmara lamenta morte

A Câmara Municipal de Boituva também lamentou a morte de Patrícia e prestou solidariedade aos familiares, amigos, profissionais da educação e colegas de trabalho do Serviço de Obras Sociais. O Legislativo também manifestou apoio a Andréia e desejou sua recuperação.

Patrícia exerceu dois mandatos como vereadora de Boituva, durante as legislaturas de 2000 a 2004 e de 2005 a 2008, pelo então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Durante a atuação no Legislativo, trabalhou com pautas relacionadas à educação infantil e à saúde da mulher, além de integrar uma comissão de estudos sobre os serviços da Sabesp.

Professora da rede municipal de ensino, Patrícia também foi diretora de unidades de educação infantil e ensino fundamental. Atualmente, além de presidir o Serviço de Obras Sociais, estava à frente do Fundo Social.

Em nota, a Câmara defendeu a apuração do crime e a responsabilização do autor.


Galeria

Confira a galeria de fotos