Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tietê

Transporte com Tarifa Zero terá nova empresa a partir de amanhã em Tietê

27 de Fevereiro de 2026 às 22:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Contrato com a Tieteense Turismo se encerra hoje: prefeitura garante continuidade do serviço
Contrato com a Tieteense Turismo se encerra hoje: prefeitura garante continuidade do serviço (Crédito: DIVULGAÇÃO / SC-CAMPIONE)

 

A população de Tietê, na Região Metropolitana de Sorocaba, terá uma mudança na operação do transporte público municipal com Tarifa Zero a partir de amanhã (1º). O contrato entre a prefeitura e a empresa Tieteense Turismo será encerrado oficialmente hoje (28), sem renovação.

Em comunicado, a Tieteense Turismo informou que cumprirá integralmente suas obrigações contratuais até o último dia de vigência do acordo. A empresa destacou que assumiu a operação em um cenário desafiador, já que o edital de licitação foi estruturado com base em estudo de demanda realizado durante o período da pandemia de Covid-19, quando o número de passageiros era significativamente menor.

Ainda segundo a empresa, o contrato previa a utilização de metade da frota que operava antes da pandemia — período em que o sistema ainda era tarifado — e não considerou a incorporação dos alunos das escolas estaduais que utilizavam ao menos oito veículos fretados. Com a implantação da Tarifa Zero, a demanda real teria sido quase três vezes superior à estimada inicialmente.

Já a Prefeitura de Tietê informou que o transporte público com Tarifa Zero continuará sendo oferecido normalmente e que uma nova empresa assumirá a operação a partir de amanhã. De acordo com a administração municipal, o novo contrato foi elaborado e remodelado com o objetivo de aperfeiçoar o programa, diante das dificuldades enfrentadas na fase anterior. O novo processo prevê aumento no número de ônibus e a utilização de veículos mais novos e modernos, buscando garantir mais conforto, segurança e eficiência à população.

A nova operadora — cujo nome ainda não foi revelado — inicia os trabalhos já neste domingo. Para outras informações e atualizações, a orientação é que a população acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Tietê. (Da Redação)