Buscar no Cruzeiro

Buscar

Identificado

Homem é indiciado por maus-tratos a animais em São Roque

Imagens de câmeras de monitoramento permitiram identificar o veículo utilizado na ação

20 de Fevereiro de 2026 às 11:31
Da Redação [email protected]
A raça do cachorro era chow chow
A raça do cachorro era chow chow (Crédito: Divulgação/Prefeitura de São Roque)

Um homem de 38 anos foi indiciado pela Polícia Civil, acusado de maus-tratos a animais. Ele teria abandonado um filhote de cachorro da raça Chow Chow, na manhã da última segunda-feira (16). O crime ocorreu no bairro Jardim Suíça Paulista, em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 8h30, um homem teria deixado o animal, uma fêmea, de dois meses, em via pública, na rua Eduardo Vieira, em frente à um estabelecimento. O filhote foi abandonado dentro de uma caixa de madeira, com recipientes contendo ração e água.

A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM), que constatou que o cachorro apresentava sinais de debilidade e dificuldade de locomoção nas patas traseiras. O animal foi submetido a uma avaliação veterinária preliminar, que apontou indícios compatíveis com maus-tratos.

Imagens de câmeras de monitoramento do comércio e da via pública permitiram identificar o veículo utilizado na ação. A partir da placa, policiais civis localizaram a pessoa que seria a proprietária registrada do automóvel.

Em depoimento, uma mulher informou ter repassado o carro a um terceiro, mas não realizou a comunicação formal de venda ou transferência junto ao órgão de trânsito, permanecendo como titular no cadastro oficial. Na sequência das diligências, a Polícia Civil identificou o atual proprietário do veículo, o qual confirmou que conduziu o veículo na data do ocorrido.

Em razão dos fatos, o inquérito foi instaurado para apurar a eventual prática do crime previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, que trata de maus-tratos a animais. As investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do abandono