Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em discussão

Legislativo de Votorantim discute unidades médicas

04 de Fevereiro de 2026 às 20:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
Parlamentares também utilizam sessão para apresentar requerimentos como pedidos de esclarecimentos
Parlamentares também utilizam sessão para apresentar requerimentos como pedidos de esclarecimentos (Crédito: DIVULGAÇÃO / CÂMARA DE VOTORANTIM)

A Câmara de Votorantim realizou, na terça-feira (3), a primeira sessão ordinária de 2026, marcando oficialmente o início dos trabalhos legislativos do ano. Entre os projetos protocolados, se destacam iniciativas como o Programa Caminho de Volta, cujo objetivo é a identificação de pessoas com Alzheimer e outras demências.

Além disso, também foi discutido o Programa Votorantim Cuida & Empreende, que busca incentivar o empreendedorismo de mães e tutores atípicos, bem como o projeto que trata do fornecimento de alimentação escolar a profissionais da educação. As matérias seguem agora para análise jurídica e técnica.

O ano começou na Casa de Leis de Votorantim com requerimentos para mais informações a respeito da situação das unidades médicas da cidade. O tema foi abordado pelo vereador Gaguinho (PMB). Ele apresentou o requerimento nº 005/26, no qual solicita informações ao Poder Executivo sobre a estrutura, o funcionamento e a capacidade de atendimento do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, administrado pelo Instituto Moriah.

No documento, o parlamentar destaca a relevância e a urgência de atenção à saúde pública no município, diante do crescimento populacional e do aumento da demanda por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Gaguinho, esse cenário tem impactado diretamente a qualidade dos serviços prestados, especialmente no acesso a especialidades médicas.

O vereador do PMB ressalta que, apesar do aumento de recursos financeiros destinados à área da saúde ao longo dos anos, tanto a população quanto os profissionais do setor demonstram insatisfação com a escassez de médicos disponíveis para atendimento.

O requerimento também aborda a adoção de modelos de gestão compartilhada na área da saúde por diversos municípios, incluindo a atuação de organizações sociais na administração de unidades hospitalares, desde que haja fiscalização adequada do Poder Público. O vereador, então, aponta a importância de compreender a realidade desse modelo em Votorantim, avaliando sua efetividade e possíveis pontos de aprimoramento.

Os parlamentares também utilizaram a sessão para apresentar requerimentos como pedidos de esclarecimentos sobre a reforma da infraestrutura da avenida Jaziel de Azeredo Ribeiro; a pavimentação de vias no Jardim Novo Mundo; cronograma de roçagem e limpeza de áreas públicas, entre outros. (Da Redação)