Rodovias da região
Polícia apreendeu 196 toneladas de drogas no Estado em 2025
Maior parte dos entorpecentes foi recolhida no interior, segundo a SSP
O trabalho das forças policiais de São Paulo resultou na apreensão de 196,4 toneladas de drogas nos últimos 11 meses. O volume de entorpecentes retirado de circulação é 3,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram apreendidas 189,4 toneladas de drogas. As informações são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
A maior parte das apreensões ocorreu no interior, onde foram recolhidas 137,9 toneladas, região estratégica por concentrar rodovias que ligam o território paulista a outros Estados, informa a secretaria. Na capital, foram apreendidas 30 toneladas de drogas, enquanto na Grande São Paulo o total chegou a 28,5 toneladas.
Na região de Sorocaba, abrangida pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do Interior (Deinter) 7, as apreensões passaram 447 ocorrências em 11 meses de 2024 para 471 no mesmo período de 2025. A SSP não detalhou o peso das drogas apreendidas na região.
A quantidade de drogas apreendidas tem ligação com aumento de prisões por tráfico: foram 2.849 em 2024 e 3.604 no ano passado. A retirada dessa quantidade expressiva de drogas de circulação contribuiu significativamente para a redução dos indicadores criminais, de acordo com a SSP.
Entre janeiro e novembro de 2025, 202.321 infratores foram presos ou apreendidos por delitos diversos, sendo 124.880 em flagrante e os demais por meio de mandados judiciais. O número representa um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 185.036 infratores foram detidos. O volume equivale a uma média de 605 prisões ou apreensões por dia em território paulista. A legislação tipifica a prisão como quando o autor do crime é maior de 18 anos e a apreensão refere-se a atos infracionais cometidos por menores de 18 anos. (Da Redação)