Estiagem
Salto terá rodízio de abastecimento de água; população reclama de situação
Com o calor, a dificuldade é maior, problema se arrasta há muito tempo
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), anunciou neste sábado (27), por meio das redes sociais o início de rodízio no abastecimento de água na cidade. Como novo modelo, haverá abastecimento 24 horas para algumas regiões e 24 horas sem abastecimento em outras regiões, realizando o revezamento.
No cronograma divulgado, os bairros Santa Efigênia e Região do Bela Vista contarão com abastecimento nos dias 27, 29 e 31 de dezembro e ficarão sem água nos dias 28 e 30 de dezembro.
Nas regiões Santa Cruz, Monte Paschoal e Região Central haverá abastecimento nos dias 28 e 30 e sem o serviço nos dias 27, 29 e 31 de dezembro. Nos demais bairros, o SAAE informa que haverá cronograma de fechamento pontual se houver demanda.
Apesar do posicionamento de que a situação do abastecimento na cidade só tenha se agravado com o início do verão, a população afirma que o problema é antigo.
Moradores afirmam que sofrem com falta d'água
Nas redes sociais da prefeitura e de lideranças políticas da cidade são muitos os relatos de falta de água recorrente. Mesmo assim a afirmação do SAAE é de que “o problema iniciou com o verão intenso, mas foi agravado pela onda extrema de calor que elevou o consumo de água em cerca de 60%, afetando principalmente as regiões mais altas da cidade”.
Segundo o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Landim, não há investimentos hídricos na cidade desde 1999 e o problema está ficando cada vez mais crítico. A situação está se agravando desde 2015. “De lá para cá foram liberados mais de 40 loteamentos, horizontais e verticais sem critérios. A cidade cresce desordenadamente”, explica.
Segundo uma moradora do Residencial Barnabé, um bairro novo e afastado que não quis se identificar, o local está sem água desde o dia 22 de dezembro. “Minha reserva de água já está no fim, não tenho mais a quem recorrer, já mandei mensagem para o SAAE, ouvidoria da prefeitura, vice-prefeito, vereadores, mas até o momento nada foi resolvido, passamos o Natal sem água, somos uma família com cinco adultos, o consumo é ainda maior”.
A moradora afirma ainda que ao procurar o SAAE, teve o problema ignorado. “Em ligação com o SAAE, uma das atendentes disse que não havia mais reclamações de falta de água no bairro. Porém é um bairro novo, tem poucas casas”, conta. A família está precisando comprar água para beber e cozinhar.
Segundo o SAAE, a previsão é que o abastecimento na região seja normalizado neste sábado (27), por volta das 19h. “O bairro recebeu água no dia de sexta-feira (26). Pode ter ocorrido algum caso pontual em algumas residências que são ponta de rede. Hoje o bairro será abastecido normalmente”, explica.
Em casos emergenciais, o SAAE orienta aos moradores a entrarem em contato por meio do telefone 0800 7796 300. E, se necessário, o SAAE informa que disponibiliza caminhão pipa conforme necessidade.
Investimento
A Prefeitura de Salto afirma que realiza obras estruturais e está investindo para a resolução do problema na cidade. “Destravamos a construção da ETA Barnabé, que atenderá a região do Jardim das Nações. O projeto da Represa do Ribeirão Piraí avançou e já se encontra em fase de obras. Em breve, será iniciada a captação de água do Rio Jundiaí. E já está assinado o contrato do PAC para construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Buru, com mais de R$ 36 milhões investidos” explicou a nota.
Galeria
Confira a galeria de fotos