Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem

Comoção marca despedida do prefeito de Piedade, Geraldinho

Cerimônia reuniu familiares, autoridades e moradores; sepultamento ocorreu no Cemitério Nossa Senhora Aparecida

19 de Dezembro de 2025 às 21:58
Da Redação [email protected]
No sepultamento do prefeito de Piedade, Geraldinho, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, a despedida foi marcada por comoção e homenagens
No sepultamento do prefeito de Piedade, Geraldinho, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, a despedida foi marcada por comoção e homenagens (Crédito: Daniel Gouveia)

Amigos, familiares, munícipes e diversas autoridades políticas se despediram do prefeito de Piedade, Geraldinho, na tarde desta sexta-feira (19), em uma cerimônia marcada por comoção e homenagens. O sepultamento ocorreu no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, após o velório realizado no Ginásio Municipal da cidade. O prefeito faleceu na noite de quinta-feira (18), na Santa Casa de Piedade, onde estava internado.

No fim da tarde, o cortejo fúnebre seguiu pelas principais ruas do município em direção ao cemitério. Durante o trajeto, o comércio do centro da cidade baixou as portas em sinal de respeito, e funcionários deixaram seus locais de trabalho para prestar a última homenagem ao prefeito.

Ao chegar ao Cemitério Nossa Senhora Aparecida, o corpo do prefeito foi recebido por centenas de munícipes, que acompanharam o sepultamento. A chegada foi marcada por aplausos, em um gesto coletivo de reconhecimento à trajetória política e ao trabalho desenvolvido por Geraldinho à frente do Executivo municipal. Como forma de homenagem, diversas coroas de flores foram depositadas no túmulo.

Segundo informações da administração municipal, o prefeito passou mal, foi socorrido e encaminhado à Santa Casa de Piedade, onde não resistiu e teve o óbito confirmado. O anúncio da morte surpreendeu moradores e autoridades do município. Muitas pessoas se dirigiram à frente da Santa Casa assim que souberam do ocorrido, em busca de mais informações. A morte foi confirmada por volta das 19h. A Secretaria da Segurança Pública foi questionada sobre a possibilidade de investigação, mas informou que, devido às circunstâncias, não comenta o caso.

Manifestação de pesar

Em nota oficial, a Prefeitura de Piedade informou que Geraldinho deixa “(...) um legado de contribuições imensas para o desenvolvimento do município, com grandes obras realizadas e um legado político memorável”. Executivos de cidades vizinhas também divulgaram notas de condolências em suas redes sociais. Foi o caso de Tapiraí, que reforçou o legado deixado pelo prefeito e sua contribuição para o desenvolvimento de Piedade.

O vereador Isidoro Poly (União) destacou a trajetória do prefeito. “Ele era muito querido, um homem bom. Geraldinho entrou para a história de Piedade por ter sido o primeiro prefeito reeleito do município”, afirmou. O presidente da Câmara dos Vereadores de Piedade, Tirso Castanho (PSD), também comentou a morte. Segundo ele, ambos cresceram juntos e eram amigos desde a infância. “Perco não só um colega de trabalho, mas um amigo de toda a vida. Lamento muito a morte do Geraldinho”, disse.

A Prefeitura de Sorocaba afirmou, em nota, que “recebeu com profunda tristeza a notícia (...) Geraldo deixa um legado marcante de trabalho, dedicação e relevantes contribuições para o desenvolvimento de Piedade, com obras e ações que permanecerão registradas na história do município. Neste momento de dor e consternação, (...) manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, servidores públicos e a toda a população de Piedade, desejando força e conforto a todos”.

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), declarou que “Geraldinho foi um grande político, muito querido pela população de Piedade, tendo sido o primeiro prefeito a ser reeleito naquele município. Gostaria de externar meus sinceros sentimentos e me solidarizar com a família, amigos e todos os piedadenses neste momento de profunda tristeza”.

Trajetória

Geraldo Pinto de Camargo Filho, de 47 anos, deixa a mãe, três irmãs e dois filhos. Era pós-graduado em Ciências Sociais. Foi eleito vereador nas eleições de 2008 e 2012. Em 2021, assumiu o cargo de prefeito e, em outubro de 2024, foi reeleito com 16.558 votos (57,36% dos válidos), tornando-se o primeiro prefeito a conquistar a reeleição consecutiva no município de Piedade.

Vice-prefeito assume comando do Executivo

Em cerimônia simbólica realizada no final da tarde de ontem (19), na Câmara de Vereadores, Renaldo Correia da Silva (União Brasil) assumiu oficialmente a Prefeitura de Piedade.

O novo prefeito reconheceu a dificuldade do momento, tanto para ele quanto para a população, mas ressaltou a importância de dar continuidade ao trabalho da administração. ‘O Geraldinho era um companheiro e amigo muito fiel. E peço a Deus que me ajude, me dê discernimento e sabedoria para que eu possa continuar o trabalho que já vinha sendo feito. Farei o máximo esforço para atender aos anseios da população‘, afirmou.

(Murilo Aguiar)

Galeria

Confira a galeria de fotos