Buscar no Cruzeiro

Buscar

Criptomoedas

Operação Cryptonita cumpre mandados em Salto e Indaiatuba

Investigação apura roubo, extorsão e lavagem de dinheiro com uso de criptoativos

15 de Dezembro de 2025 às 12:08
Da Redação [email protected]
É importante que a denúncia traga, sempre que possível, nome do autor, endereço e uma descrição do fato, destaca a polícia
É importante que a denúncia traga, sempre que possível, nome do autor, endereço e uma descrição do fato, destaca a polícia (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE SP)

A Polícia Civil realizou, na manhã desta segunda-feira (15), a Operação Cryptonita para desarticular uma associação criminosa especializada em crimes cometidos com uso de criptomoedas, com ações em Salto e Indaiatuba, no interior de São Paulo. A operação é coordenada pelo 1º Distrito Policial de Indaiatuba, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e de outras unidades da região de Campinas.

Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão, além do bloqueio simultâneo de ativos financeiros dos investigados. Pelo menos oito pessoas foram presas durante a ação.

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de praticar roubo majorado, extorsão qualificada e lavagem de dinheiro por meio de criptoativos. Um dos crimes apurados ocorreu em novembro de 2024, quando os investigados teriam invadido um escritório comercial se passando por uma equipe de manutenção. No local, a vítima foi rendida e obrigada a transferir cerca de R$ 300 mil em Bitcoins. Além das criptomoedas, os criminosos também teriam levado um veículo e outros bens da vítima. (Da Redação)