Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempestades

Chuvas provocam alagamentos e quedas de árvores em cidades da RMS

Salto ficou sem energia e com falta de água nesse final de semana

08 de Dezembro de 2025 às 10:36
Da Redação [email protected]
Carros f0ram arrastados pela enxurrada em Salto
Carros foram arrastados pela enxurrada em Salto (Crédito: Cortesia/Blog do Nelson Lisboa)

Fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) entre sábado (6) e domingo (7), com registros de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. Os municípios mais afetados foram Salto, Itu, Boituva e Porto Feliz.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, Salto registrou 54 mm de chuva nas últimas 24 horas, o segundo maior acumulado do Estado no período. Na sequência aparecem Itu, com 38 mm, e Boituva, com 19 mm.

Em Salto, bairros ficaram sem energia e sofreram falta de água. Imagens registraram ruas alagadas, veículos arrastados pela enxurrada e placas espalhadas pelas vias. Também houve relatos de quedas de árvores e postes.

O Cruzeiro do Sul procurou a CPFL Piratininga e questionou sobre quais bairros foram atingidos, o tipo de reparo executado e o tempo de interrupção no fornecimento. A concessionária informou apenas que as equipes foram acionadas e que o serviço foi normalizado entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (8).

A Prefeitura de Salto também foi questionada sobre os impactos, incluindo danos a veículos, ocorrências atendidas pela Defesa Civil e eventuais registros de feridos, desalojados ou desabrigados. Em nota, a administração pública informou que duas árvores caíram em locais que não comprometeram o tráfego e que um veículo foi arrastado, sem outras ocorrências relevantes.

Em Boituva, moradores relataram queda de árvores na rua Manoel dos Santos Freire, na região central. Segundo a Defesa Civil Municipal, o Jardim América registrou 9,8 mm no pico das chuvas, por volta das 23h e 23h30 deste domingo (7). No entanto, não houve registros de alagamentos, enxurradas com danos, vias interditadas ou pontos críticos de inundação. A assessoria ainda afirma que as equipes permaneceram de plantão durante todo o período, realizando monitoramento contínuo dos índices pluviométricos e vistoriando áreas de atenção, assim como a Secretaria de Serviços Públicos, que verifica rotineiramente bocas de lobo, galerias e pontos de drenagem para evitar transtornos em períodos de chuva mais intensa.

As prefeituras de Itu e Porto Feliz foram contatadas, mas ainda não enviaram retorno. O espaço segue aberto.

Defesa Civil

A Defesa Civil estadual informou que, além de Salto, houve chuva forte em Porto Feliz e Itu durante a madrugada de domingo. O órgão aponta que, nas próximas horas, áreas de instabilidade devem continuar atuando na região, com pancadas de chuva intermitentes, mas de menor intensidade do que a registrada no fim de semana.

Nesta segunda-feira (8), o dia começou com chuva fraca a moderada em pontos isolados do oeste e noroeste paulista. Ao longo do dia, novas áreas de instabilidade avançam do Paraná e de Mato Grosso do Sul em direção ao Estado, com previsão de pancadas moderadas a fortes, raios, rajadas de vento e risco de granizo em pontos isolados do centro-oeste e da faixa leste. No oeste paulista, os acumulados podem ser elevados.