Destaque
Tatuí, na RMS, é reconhecida como estância turística
Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ganhou novo destaque no cenário turístico estadual. A cidade foi elevado à categoria de estância turística. A aprovação unânime pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) colocou Tatuí no grupo das 78 estâncias paulistas, e mais do que isso, posicionou como o melhor colocado entre todos os municípios que ascenderam neste ciclo.
Em 2021, a cidade ocupava a 21ª posição entre os Municípios de Interesse Turístico (MIT), mas no ranqueamento atualizado saltou para o topo entre os municípios que pleiteavam a promoção. O avanço se deve ao conjunto de indicadores que medem infraestrutura urbana e turística, capacidade de gestão, segurança, mobilidade, saneamento, qualidade do receptivo e governança local — áreas que, segundo o Estado, foram aprimoradas de forma consistente nos últimos anos.
O desempenho também reflete o fortalecimento da estrutura administrativa do turismo no município. O Conselho Municipal de Turismo, a equipe técnica formada por turismólogos e as secretarias envolvidas atuaram de forma integrada para atender às exigências legais, incluindo a atualização do Plano Diretor de Turismo, atualmente em fase final de revisão. A soma desses esforços posicionou Tatuí entre as cidades com maior pontuação do Estado.
Tatuí tem vocação cultural e é tradicionalmente conhecida como “Capital da Música”. O reconhecimento deve ampliar a visibilidade de equipamentos como o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, os espaços culturais e o Sítio do Carroção, reconhecido como o único resort pedagógico do País.
Eixo turístico
A promoção de Tatuí também reposiciona a Região Metropolitana de Sorocaba dentro das políticas estaduais de turismo. Com uma estância de alto desempenho no ranking, a RMS passa a contar com um polo mais estruturado para atrair fluxos, incentivar novos produtos turísticos e fortalecer circuitos regionais que podem integrar cultura, gastronomia, natureza e eventos, de acordo com o governo estadual.
Além de Tatuí, outras cidades da região já são estâncias turísticas: Ibiúna, Itu, Salto e São Roque. Da região, Piedade, Votorantim, São Miguel Arcanjo, Tapiraí, Araçoiaba da Serra, Cesário Lange e Boituva estão entre os Municípios de Interesse Turístico (MITs). (João Frizo - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos