Segurança Pública
Estado nomeia mais de 500 novos delegados para reforçar o efetivo da Polícia Civil
Turma deve tomar posse nos próximos dias e iniciar formação na Acadepol
O Governo do Estado de São Paulo nomeou mais 500 aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil realizado em 2023. A lista foi publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial do Estado.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os nomeados devem tomar posse nos próximos dias e, a partir de janeiro, iniciar o curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol), com duração prevista de seis meses. Após essa etapa, os novos delegados estarão aptos a atuar nas delegacias em todo o território paulista.
O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, destacou que as nomeações representam “uma vitória para a Polícia Civil”, reforçando o quadro de profissionais e contribuindo para maior agilidade e qualidade nas investigações. Ele também agradeceu o apoio do governador Tarcísio de Freitas.
Atualmente, 1.183 escrivães seguem em formação com previsão de conclusão em janeiro de 2026. Desde 2023, a corporação incorporou 3.482 novos policiais, entre escrivães, investigadores, papiloscopistas e delegados.
Segundo o delegado-geral Artur Dian, a chegada dos novos delegados representa mais um avanço para reduzir o déficit da corporação, que deve cair de 27,2% para 21,8%. No total, mais de 16,2 mil profissionais das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica foram empossados desde 2023. A expectativa é que esse número chegue a 23,4 mil até o fim da atual gestão.
Questionada pelo Cruzeiro do Sul sobre quantos desses novos delegados serão destinados à região metropolitana de Sorocaba, a SSP informou que não possui essa informação. (Da Redação)