Falsa Origem
Dez são presos em galpão usado para falsificar cervejas em Itu
Deic flagrou chegada de caminhão com carga que seria falsificada e apreendeu mais de mil garrafas
Dez pessoas foram presas, acusadas de adulteração de bebidas alcoólicas e associação criminosa, em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A ação foi conduzida pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba no final da tarde desta sexta-feira (14), durante a operação intitulada Falsa Origem. Os suspeitos passarão por audiência de custódia neste sábado (15).
Segundo a polícia, a investigação teve início após uma denúncia anônima que apontava que o grupo usava um galpão em Itu para adulterar rótulos de cervejas de menor valor, substituindo-os por identificações de bebidas mais caras, revendidas a consumidores que não tinham consciência da fraude.
Ao se aproximarem do local, equipes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) flagraram o momento em que um caminhão chegava com a carga que seria falsificada. Durante a ação, um dos suspeitos tentou sair despercebido, mas foi abordado pela viatura nas proximidades.
Dentro do galpão, os policiais apreenderam mais de mil garrafas, além de rótulos, tampas e outros itens utilizados na contrafação — reprodução, imitação ou cópia não autorizada.
Diante dos fatos, a polícia prendeu em flagrante os dez suspeitos que devem responder pelos crimes de associação criminosa, uso ilícito de marcas e adulteração de produtos, previstos na Lei de Propriedade Industrial, além de infrações previstas no Código de Defesa do Consumidor.
A audiência de custódia está marcada para as 11h deste sábado e, caso o juiz decida mantê-los presos, eles serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.