Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ação preventiva

Ipem-SP reforça operações em postos e Sorocaba lidera interior em uso de bombas antifraude

Cidade é a primeira do interior em número de equipamentos que evitam adulterações e garantem mais segurança no abastecimento

08 de Novembro de 2025 às 17:13
Da Redação [email protected]
Caso sejam identificadas irregularidades, as bombas podem ser interditadas e os responsáveis autuados
Caso sejam identificadas irregularidades, as bombas podem ser interditadas e os responsáveis autuados (Crédito: Divulgação)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) intensificou as fiscalizações em postos de combustíveis aos fins de semana até o fim do ano. A medida, que vale para todas as regiões do Estado, busca garantir mais segurança no abastecimento de veículos e coibir fraudes, especialmente durante o aumento de movimento nas estradas e viagens de fim de ano.

Além de checar se as bombas estão calibradas corretamente e se os lacres permanecem intactos, as equipes do Ipem também verificam se os postos seguem as normas técnicas de medição e metrologia. Postos com irregularidades podem ser autuados e ter as bombas interditadas.

A ampliação das operações ocorre em um momento de modernização do setor. Segundo o próprio instituto, apenas 119 municípios paulistas, entre os 645 do Estado, contam com bombas antifraude — um sistema que impede adulterações e permite o rastreamento remoto dos abastecimentos.

Sorocaba é destaque no interior

Com 11 bombas instaladas em cinco postos, Sorocaba é a cidade do interior paulista com o maior número de equipamentos antifraude em operação, atrás apenas da capital.

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), outros quatro municípios contam com o sistema: Araçoiaba da Serra, com três bombas; Ibiúna, com uma; Piedade, com quatro; e Votorantim, com sete. Em todos os casos, apenas um posto opera com o equipamento.

Os postos sorocabanos que já contam com a tecnologia são: Auto Posto Leisa (Jardim Santa Rosália), Platamo Auto Posto (Jardim do Paço), Monte Santo Combustíveis (Éden), Auto Posto Muffato (Ipanema das Pedras) e Auto Posto A4 (Jardim Faculdade).

Como funciona a tecnologia antifraude

As bombas antifraude são equipamentos de Internet das Coisas (IoT) que permitem ao Ipem monitorar remotamente cada abastecimento. As informações são autenticadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o que impede manipulações.

O sistema também ajuda a combater o chamado “golpe do chip”, usado por alguns estabelecimentos para alterar a medição do combustível durante fiscalizações. Com a tecnologia antifraude, cada operação é registrada automaticamente, e o equipamento pode ser travado em caso de manutenção não autorizada.

Fiscalização permanente

As fiscalizações do Ipem-SP são realizadas em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). No site do instituto, há um mapa interativo que mostra em tempo real os postos que já possuem as bombas antifraude.

De acordo com o Ipem, a meta é manter a vigilância de mercado durante o fim de ano e proteger os consumidores de possíveis fraudes. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 0800 013 0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].