Poder Legislativo
Sorocaba e Votorantim aprovam medidas de proteção e inclusão
Câmara de Sorocaba aprovou, na sessão de ontem (23), o projeto que cria a Política de Prevenção à Violência Contra Educadores, de autoria do vereador Fernando Dini (PP). A proposta prevê campanhas educativas, medidas protetivas para professores vítimas de agressão e a criação de um disque-denúncia pelos números 156 (prefeitura) e 153 (GCM). Também inclui suporte psicológico e pedagógico a educadores e alunos infratores, visando um ambiente escolar mais seguro.
Outras matérias aprovadas tratam da Semana de Conscientização sobre Menopausa e Climatério; da Calçada da Fama de Sorocaba e do aumento das multas por pichação e vandalismo.
Em Votorantim, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 94/2025, de Gaguinho (PMB), que flexibiliza horários escolares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o Projeto nº 98/2025, de Rogério Lima (Republicanos), que autoriza o fornecimento gratuito de sensores de glicose a pessoas com diabetes.
Os vereadores ainda aprovaram requerimentos sobre saúde, infraestrutura, empregabilidade e transparência, além de votos de congratulações a policiais do 40º BPM por uma operação contra o tráfico nos bairros Vila Garcia e Novo Mundo. (Da Redação)