Mudança
Votorantim registra nona troca no secretariado municipal
Substituições envolvem áreas-chave como Saúde, Educação, Planejamento e Meio Ambiente
A Prefeitura de Votorantim passa por mais uma mudança em seu alto escalão: o secretário de Finanças, João Luís de Sousa, deixou o cargo na noite de sexta-feira (10).
A administração municipal informou nesta segunda-feira (13) que ainda não tem um novo nome para assumir a pasta, que desempenha papel estratégico na execução orçamentária e na gestão fiscal da cidade.
João estava afastado desde setembro por licença médica, período em que se recuperava de uma cirurgia. Durante sua ausência, o comando da secretaria ficou interinamente com o ex-secretário de Negócios Jurídicos, Jean Carlos Nunes Oliveira, e o contador efetivo Elmo Esteves de Souza Júnior.
A saída de João Luís é mais um capítulo em uma série de mudanças que têm marcado a gestão municipal neste primeiro ano de mandato. Desde fevereiro, nove trocas já foram confirmadas entre secretários titulares e interinos. As substituições envolvem áreas-chave como Saúde, Educação, Planejamento e Meio Ambiente, demonstrando uma instabilidade que tem exigido ajustes administrativos constantes.
As alterações começaram ainda no início do ano, com a saída do secretário de Saúde Cláudio Terasaka, seguida por mudanças sucessivas em Obras, Urbanismo e Meio Ambiente. O mês de julho registrou duas baixas simultâneas -- nas pastas de Planejamento e Educação --, enquanto setembro e outubro também trouxeram substituições relevantes, incluindo as saídas dos titulares de Administração, Negócios Jurídicos e agora Finanças.
Essa sequência de trocas faz com que o tempo médio de permanência de um secretário no cargo, até o momento, seja de aproximadamente 30 dias entre uma mudança e outra -- ou seja, o município registra uma nova substituição praticamente a cada mês. Mantido esse ritmo, a previsão é de que um novo secretário deixe o cargo até novembro.
Linha do tempo das mudanças no secretariado de Votorantim (2025)
Fevereiro
Cláudio Terasaka deixa a Saúde; entra Robertson Magalhães Jordão (Beto Jordão)
Março
Mirian Zacarelli sai de Obras; entra Carlos José de Almeida (Carlota)
Fábio Barroso deixa o Meio Ambiente; entra Luiz Carlos Corrêa, vindo da Educação
Educação passa para Anderson Oliveira Santos
Julho
Nilton Wakabayashi sai do Planejamento e Desenvolvimento
Anderson Oliveira Santos deixa a Educação
Setembro
Jean Carlos Nunes Oliveira sai de Negócios Jurídicos
Claudemir Aparecido Muquem deixa a Administração
Outubro
João Luís de Sousa deixa a Secretaria de Finanças