Governador
Tarcísio de Freitas visita fábrica da Toyota em Porto Feliz
Produção na unidade foi paralisada após estragos causados por tempestade
Atualizada às 16h04
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou, na manhã desta quinta-feira (9), a fábrica da Toyota, em Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Ele chegou de helicóptero por volta das 10h50 e deixou o local às 12h15, mas não conversou com a imprensa. A unidade da montadora japonesa foi destelhada em 22 de setembro, durante uma tempestade que atingiu o município. O reinício das operações na fábica segue sem prazo definido devido à grande extensão dos danos.
Segundo o Governo do Estado, Tarcísio de Freitas se reuniu com representantes da Toyota e de órgãos estaduais, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Secretaria da Fazenda e Planejamento. O objetivo teria sido verificar a atual situação da fábrica. até o momento, nenhum anúncio foi realizado.
A produção de motores na fábrica da Toyota em Porto Feliz está paralisada devido aos danos causados pela tempestade. A estrutura foi quase completamente destelhada pela ventania, que chegou, na ocasião, a 95 quilômetros por hora, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
As operações nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba também foram interrompidas. A produção nessas duas unidades será retomada gradualmente a partir de 3 de novembro.
O Cruzeiro do Sul questionou a Toyota e o Governo do Estado sobre os assuntos tratados na reunião e aguarda retorno. Também perguntou a Cetesb sobre o objetivo do encontro. A companhia informou que as informações devem ser confirmadas com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.
Em Sorocaba, trabalhadores retornam em outubro
Após férias coletivas, os trabalhadores da fábrica da Toyota em Sorocaba retomam as atividades em 21 de outubro, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal). A Toyota confirma que a produção dos veículos volta a ocorrer em 3 de novembro.
De acordo com o plano anunciado pela empresa, a retomada ocorrerá com peças e motores importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação. O plano de produção para novembro e dezembro, segundo a empresa, contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro. Quanto ao modelo Yaris Cross, a Toyota informa que segue em preparação e a data do seu lançamento será informada em breve.
Galeria
Confira a galeria de fotos